2024

Paleontologia Geral

Nome: Paleontologia Geral
Cód.: GEO13326L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta formação os alunos desenvolvem competências na análise da evolução biológica dos seres vivos através do tempo, com base no estudo, análise e interpretação dos fósseis, aplicando os conhecimentos adquiridos em reconstituições paleoecológicas e paleoambientais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Proporcionar aos estudantes o conhecimento da evolução biológica dos seres vivos através do tempo, com base no estudo, análise e interpretação dos fósseis.
b) Reconhecer traços fundamentais da evolução biológica dos principais grupos de seres vivos ao longo do tempo.
c) Estimar a datação relativa das formações geológicas pela ocorrência de diversos grupos de animais e plantas fósseis.
d) Aplicar os conhecimentos adquiridos em reconstituições paleoecológicas e paleoambientais.
e) Reconhecer a importância da Paleontologia no apoio à Geologia Económica.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Paleontologia;
2. História da Paleontologia em Portugal;
3. Tafonomia: Factores biológicos e geológicos;
4. Fossilização: Principais tipos de fossilização;
5. Técnicas usadas em Paleontologia;
6. Sistemática Paleontológica;
7. Micropaleontologia;
8. Paleobotânica;
9. Paleozoologia;
10. Paleontologia Humana;

Métodos de Ensino

Nas primeiras sessões os alunos familiarizam-se com algumas técnicas de trabalho utilizadas em Paleontologia (preparação de fósseis, lavagem de sedimentos desagregados, tratamento com ácidos, concentração, moldagem, reconstituição). As restantes serão reservadas ao estudo de fósseis mais típicos, dos grupos referidos nas aulas. Em cada aula, os alunos observam exemplares fossilíferos e preenchem fichas de identificação de fósseis.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos respeita o Regulamento Académico em vigor na Universidade de Évora. Os alunos realizam uma prova escrita e elaboram um trabalho de pesquisa sobre um tema directamente relacionado com a disciplina.
Em ambas as situações (prova escrita e trabalho) os estudantes são avaliados tendo em conta os conteúdos teóricos e práticos, de modo a determinar se o essencial dos objectivos do ensino da disciplina foi atingido.
Avaliação continua: 1ª e 2ª frequências (70%) + trabalho (30%); ou Exame: Prova escrita (70%) + trabalho (30%).

Bibliografia

Taylor, T.N.; Taylor, E., Krings, M. (2009). Palaeobotany: The biology and evolution of fossil plants.
Second Edition, Academic Press, New York.
Benton, M.J. (2004). Vertebrate Palaeontology. 3 Ed., Blackwell Science, Bristol.
Carvalho, I.S. (editor) (2010). Paleontologia (3 volumes). Terceira Edição, Editora Interciência, Rio de
Janeiro.
Clarkson, E.N.K. (1998). Invertebrate Palaeontology and Evolution. Fourth Edition, Blackwell Science,
Bristol.
Melendez, B. (1979). Paleontologia, Tomo II. Vertebrados. Paraninfo, Madrid.
Melendez, B. (1982). Paleontologia, Tomo I. Parte general e invertebrados. Tercera Edicion, Paraninfo,
Madrid.

Equipa Docente (2023/2024 )