2024

Sedimentologia

Nome: Sedimentologia
Cód.: GEO12929L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta formação permite aos alunos adquirirem competências para: identificar e descrever rochas sedimentares, enquadrar a sua formação nos diferentes ambientes sedimentares e descrever as principais etapas da Sedimentogénese.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Enquadrar o estudo da Sedimentologia nos restantes ramos da Geologia (Estratigrafia, Paleontologia, Geologia dos Petróleos) e compreender a sua relação com outras ciências (e.g. Física, Química e Biologia)
Identificar, caracterizar e descrever os diferentes grupos de rochas sedimentares.
Aplicar métodos e técnicas no estudo das diferentes rochas sedimentares, com vista à sua descrição e estudo de viabilidade económica (e.g. Indústria Extractiva).
Enquadrar a Sedimentogénese das rochas sedimentares nos processos sedimentares e nos modelos de ambientes sedimentares (Continentais, de Transição e Marinhos).
Entender os ambientes sedimentares como sistemas dinâmicos de importância fundamental nas áreas do Ambiente/Ordenamento do Território e da Indústria Extractiva.

Conteúdos Programáticos

1. Teórica:
A Sedimentologia como ramo da Geologia.
Importância da Sedimentologia na Geologia, Ciências do Ambiente e Indústria Extractiva. Génese e sistemática das rochas sedimentares.
Métodos de estudo das rochas sedimentares.
Estruturas sedimentares.
Hidrodinâmica do meio e processos de sedimentação.
Ambientes Sedimentares:
- Continental (Eólico; Fluvial; Aluvial; Lacustre);
- Transição (Estuarino, Deltaico e Litoral);
- Marinho (Plataforma siliciclástica; Plataforma carbonatada; Sedimentação Pelágica).
Processos diagenéticos.
Bacias sedimentares em Portugal.
1. Prática:
Técnicas de laboratório aplicadas aos sedimentos e rochas sedimentares.
Análise estatística aplicada à análise de sedimentos.
Método de análise quantitativa aplicado ao estudo de estruturas sedimentares.
Análise macroscópica.
Análise petrográfica.
Classificação dos sedimentos e de rochas sedimentares tendo por base a sua análise composicional e textural.

Métodos de Ensino

1. Métodos de ensino:
Exposição estruturada, com recurso a Powerpoints (teórica).
Aplicação de métodos e técnicas de estudo das rochas sedimentares (prática); privilegia-se a obtenção directa de dados a partir de amostras seleccionadas e também o tratamento de dados obtidos em casos de estudo, de modo a iniciar os formandos nas actividades de investigação).
Aulas de laboratório e na sala de microscopia petrográfica.
Análise estatística dos sedimentos utilizando equipamento de separação gravítica e de software adequado ao tratamento dos dados.
2. Métodos de avaliação:
Relatórios das actividades desenvolvidas nas aulas laboratoriais.
Duas frequências teóricas (2) ou Exame Final teórico (1). Exame final prático (1).
Nota Final=0.5* (Nota teórica) + 0.4* (Nota Prática) + 0.1* (relatórios de actividade laboratorial).

Bibliografia

Jones, S.J. (2015). Introducing sedimentology. Dunedin Academicc Press Ltd. Edinburgh EH1 3QB.97 p.
Nichols, G. (2009). Sedimentology and Stratigraphy. Wiley-Blackwell Publishing. 419p
Boggs, S., (2006). Principles of Sedimentology and Stratigraphy, 4th edition, Prentice Hall, 662 p.
Allen, P.A., Allen, J.R. (2005). Basin Analysis, 2nd Ed. Blackwell Publishing. 549p
Reading, H.G. (1996). Sedimentary Environments: Processes, Facies and Stratigraphy. Edited by H.G.
Virella, F., Serrano, F. (1993). Processos Geológicos Externos y Geología Ambiental. Edit. Rueda. Madrid.
McLlreath, I.A., Morrow, D. (1990). Diagenesis. Geoscience Canada Reprint Series 4. 338p.
Department of Earth Sciences, Univ. Oxford. Blackwell Science. 688 p.
Selley, R.C.(1988). Applied Sedimentology. Academic Press. London.
Adams, A.E. (1984). Atlas of Sedimentary Rocks Under the Microscope. Pearson Higher Educat. 112p.

Equipa Docente (2023/2024 )