2024

Recursos Minerais

Nome: Recursos Minerais
Cód.: GEO12584L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta formação pretende conferir competências sobre os processos geológicos e o seu papel como fonte de matérias-primas necessárias à civilização moderna.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos sobre a génese de depósitos minerais, suas aplicações e métodos de estudo.

Conteúdos Programáticos

Teóricos:
- Introdução aos recursos geológicos: definição, contexto geológico e utilidade.
- Economia global de recursos geológicos.
- Prospeção geofísica terrestre e marinha;
- Prospeção geoquímica: Amostragem, tratamento de dados e visualização de dados.
- Recursos não metálicos: tipos; aplicações e distribuição em Portugal.
- Recursos energéticos: importância; tipos; consumo.
- Métodos de estudo em jazigos minerais metálicos: inclusões fluidas e isótopos estáveis.
- Tipologia dos jazigos minerais metálicos: (1) Jazigos ortomagmático; (2) Jazigos disseminados e em stockwork; (3) Skarns; (4) Jazigos em veios; (5) Sulfuretos maciços; (6) Jazigos sedimentares.
- Recursos minerais marinhos.
- Exemplos portugueses.
- Exploração sustentada dos recursos minerais e economia circular.
- Mitigação dos problemas da extração mineira
Práticos:
- Reconhecimento de minérios e suas texturas.
- Exemplos de minérios e paragéneses minerais de jazigos portugueses.
- trabalho de campo.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas cobrirão os conceitos fundamentais sobre jazigos minerais, processos genéticos e sua exploração. A componente prática incluirá identificação microscópica de minérios, aquisição de dados de geoquímica e interpretação de dados de prospeção geofísica e geoquímica.
Sempre que possível, a componente prática utilizará materiais geológicos e geofísicos de projetos ou caso-estudo a decorrer, integrando a informação específica dos depósitos minerais com os dados de outras áreas das ciências da Terra.
Inclui-se a visita a laboratórios com equipamento para observação e análise de materiais com potencial económico (SEM).
Prevê-se que partes da componente teórica e módulos da componente prática possam funcionar em regime de b-learning.
A avaliação inclui duas frequências teóricas (25%+25%=50% nota final) e será apresentado um relatório com os principais resultados da componente prática (50%). Em alternativa: Exame final teórico (50%) e relatório prático (50%).

Bibliografia

Dill, H.G. (2010). The “chessboard” classification scheme of mineral deposits: Mineralogy and geology from aluminum to zirconium. Earth-Science Reviews, 100. 1-420.
Earney, F. C. (2012). Marine mineral resources. Routledge.
Evans, A. (1997). An introduction to economic geology and its environmental impact. Blackwell, Oxford, 364pp.
Gandhi, S. M., & Sarkar, B. C. (2016). Essentials of mineral exploration and evaluation. Elsevier.
Peters, W. (1978). Exploration and mining geology. John Wiley & Sons, New York, 653pp.
Revuelta, M. B. (2017). Mineral Resources: From Exploration to Sustainability Assessment. Springer.
Rona, P. (2008). The changing vision of marine minerals. Ore Geology Reviews, 33, 618-666.
Sawkings, F. (1990). Mineral deposits in relation to plate tectonics. Springer-Verlag, New York, 461pp.
Smirnov, V. (1976). Geology of mineral deposits. Mir Publishers, Moscow, 520pp