2024

Biologia de Vertebrados

Nome: Biologia de Vertebrados
Cód.: BIO12351L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Desvendamos o segredo do sucesso evolutivo das lampreias, tubarões, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, como a partir da água ocorreu a colonização do meio terrestre e a conquista dos céus.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(I) Adquirir as bases do conhecimento subjacentes ao estudo dos vertebrados de um ponto de vista
evolutivo e funcional;
(II) Compreender a evolução anatómica e funcional dos vertebrados, resultantes da adaptação a novas
condições ambientais;
(III) Aprofundar o conhecimento da sistemática e taxonomia dos vertebrados;
(IV) Desenvolver a capacidade de observação, identificação e manipulação de vertebrados no terreno e
no laboratório;
(V) Desenvolver a capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação científica relevante, e de
análise e discussão de trabalhos científicos relacionados com a biologia de vertebrados.
(VI) Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou orais; interagir criticamente
com outros colegas através da participação em fóruns e outras atividades on-line da Universidade de Évora.

Conteúdos Programáticos

1. Características gerais e classificação dos vertebrados
2. Agnatha: Sistemática; Biologia das mixinas e das lampreias
3. Chondrichthyes: Sistemática; Morfologia dos seláceos e dos holocéfalos;
4. Osteichthyes: Sistemática e diversidade; Morfologia; Sist. urogenital e reprodução; Osmorregulação;
Biologia dos Coelacanthimorpha e dos Dipnotetrapodomorpha
5. Amphibia: Sistemática e filogenia. Características dos Lissamphibia. Esqueleto; Tegumento;
Osmorregulação; Respiração e vocalização; Ouvido e audição; Sist. circulatório
6. Reptilia: Sistemática; Esqueleto; Tegumento; Termorregulação; Sist. circulatório; Respiração; Órgãos
sensoriais; Reprodução e ovo amniótico.
7. Aves: Sistemática; Morfologia dos Archeornithes; Tegumento; Esqueleto; Sist. circulatório, respiratório,
digestivo e urogenital; Reprodução.
8. Mammalia: Sistemática e filogenia; Dentição; Cornos e hastes; Sist. digestivo e nervoso; Biologia dos
Monotrematos; Sist. urogenital e reprodução (Metatheria e Eutheria)

Métodos de Ensino

Módulo teórico presencial. Módulo prático presencial privilegiando: a observação, identificação e manipulação de vertebrados frescos, conservados ou modelos em aulas laboratoriais; e a observação e identificação de vertebrados em visitas de estudo ao seu habitat natural e a locais relacionados com a sua utilização humana (por exemplo, museus, aquários, lotas de pesca). Para a realização destas visitas de estudo, são aproveitadas condições existentes nos Polos da Mitra e de Sines, em cuja vizinhança podem ser realizadas aulas de terreno, e em cujas estruturas podem ser realizadas aulas práticas laboratoriais e estadias de estudo de curta duração.
Módulo teórico: exame escrito (50%);
Módulo prático: exame prático (50%).

Bibliografia

Kent, G.C. & Miller, L. (1997). Comparative anatomy of the Vertebrares. 8th ed. WCB, Wm C. Brown Publ.

Hickman, C.P.; Roberts, L.S.; Keen, S.L.; Larson, A. & Eisenhour, D.J. (2014) Animal diversity: 7th edition. New York, USA, McGraw-Hill.

Hickman, C.P., Keen, S.; Eisenhour, D.J.; Larson, A. & I'Anson H. (2019). lntegrated principals of zoology. 18th ed., NY, USA, McGraw-Hill Education.

Kardong, K.L. (1998). Vertebrates; Comparative Anatomy Function, Evolution. 20th ed., Boston, Massachusetts, USA, WCB/McGraw-Hill.

Nelson, J.S.; Grande, T.C. & Wilson, M.V.H (2016). Fishes of the World. 5th Edition. John Wiley & Sons, New Jersey, USA.

Strickberger, M.W. (2000). Evolution. 3rd ed., Massachusetts, John & Bartlett Publ.n PubI. Sudbu, USA.

Vaughan, T.A.; Ryan, J.M.; Czaplewski, N.J. (2015). Mammalogy,6 th ed. Jones & Bartlett Learning, Burlington, USA