2024

Botânica Aplicada

Nome: Botânica Aplicada
Cód.: BIO12362L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta UC as plantas são vistas à luz do seu valor societal e económico (as plantas úteis e tóxicas; as plantas com impacto no curso da história; as plantas invasoras e os problemas ambientais globais; as plantas e a saúde; as plantas e o crime...).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Após a conclusão desta unidade curricular o aluno deverá estar capacitado para reconhecer plantas com base nas suas características botânicas e no seu valor para o quotidiano, quer a nível societal quer económico; ter a capacidade de identificar e descrever o impacto da botânica económica no meio ambiente e na sociedade; possuir conhecimento sobre plantas úteis e tóxicas e ser capaz de resumir as informações pertinentes sobre as plantas importantes; ser conhecedor das principais plantas invasoras que ocorrem em Portugal e das vantagens e desvantagens dos vários mecanismos para o seu controlo; ter um conhecimento básico dos problemas ambientais globais e de procedimentos integrados de gestão ambiental; ter a capacidade de usar a linguagem científica rigorosa, de desenvolver trabalho autónomo e de realizar aprendizagem adicional independente; ter a capacidade de usar pensamento crítico para resolver problemas em botânica ambiental.

Conteúdos Programáticos

1.Interações das plantas com o ambiente: evolução e adaptações funcionais.
2.Interações planta-animal: polinização e dispersão de diásporos; defesas mecânicas e químicas.
3.Botânica económica: história e evolução das plantas úteis; recursos vegetais (ex: plantas alimentares, aromáticas, medicinais e ornamentais, madeiras, resinas, fibras e óleos); infestantes.
4.Plantas e sociedade: plantas alergénicas; drogas; plantas e paisagem; plantas na arte e na religião; botânica forense.
5.Problemas ambientais globais: plantas e poluição (ex.: fitoremediação), sequestro de carbono e alterações climáticas; plantas invasoras.

Métodos de Ensino

Módulos teóricos presenciais com exposição dos temas programáticos, recorrendo à utilização integrada de diferentes meios tecnológicos. Disponibilização on-line do material utilizado e de materiais complementares. Módulos teórico-práticos presenciais para realização de exercícios de análise e discussão de casos de estudo a partir de literatura científica. Realização de saída de campo ou atividade similar para ilustração de casos de estudo. O contacto com temáticas ou casos concretos, apresentados por palestrantes convidados, será uma mais-valia para o ensino da unidade curricular.
A avaliação será constituída por uma prova teórico-prática (35%), pela realização de uma monografia sobre um tópico programático (35%) e por exercícios baseados na análise de artigos científicos ou de problemas concretos (30%).

Bibliografia

1. Simpson, B. & M. Ogorzaly, Economic Botany: Plants in our World, 3rd edition, McGraw Hill, 2001
2. Núñez, DR & Castro, CO (1991) La guía de Incafo de las plantas útiles y venenosas de la Península Ibérica y Baleares. Incafo. Madrid.
3. Levetin, E & McMahon, K (2006) Plants and Society, 4th Ed. McGraw-Hill Publishing Company.
4. Taiz, L & Zeiger, E (2002) Secondary metabolites and plant defenses. In: Plant Physiology, 3rd Ed. Sinauer Associates.
5. Frohne, D & Pfänder, HJ (2005) Poisonous Plants – A Handbook for Doctors, Pharmacists, Toxicologists, Biologists and Veterinarians. Manson Publishing, London.
6. Herrera, CM & Pellmyr, O (editors) (2002) Plant-animal interactions: an evolutionary approach. Blackwell Science, Malden, Massachusetts. xii + 313 p.
7. Comprehensive and up-to-date scientific papers of specialized journals.