2024

Biologia do Solo

Nome: Biologia do Solo
Cód.: BIO12361L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta unidade curricular o solo é estudado como suporte físico e habitat de uma enorme diversidade de seres vivos (micróbios, plantas e animais), decorrente das suas características multi-escala, enfatizando a absoluta necessidade da sua preservação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1 - Proporcionar conhecimentos e desenvolver competências no âmbito de ecologia e biologia do solo com especial ênfase nas características multi-escala do solo e na necessidade absoluta da sua preservação.
O2 - Estimular, desenvolver e aperfeiçoar competências genéricas de trabalho individual e em grupo nomeadamente no que diz respeito à apreensão, síntese e transmissão de conhecimentos, capacidade de criticar e ser criticado pelos pares, optimização do tempo e esforço no planeamento, recolha e análise de dados, síntese, compreensão e comunicação dos resultados e cumprimento de prazos.
O3 - Estimular a capacidade de pesquisa de informação assim como a leitura e escrita em inglês e a adesão rigorosa a regras de comunicação científica.

Conteúdos Programáticos

T0 O solo como suporte e ambiente para a actividade biológica. Diversidades de seres vivos no solo, suas adaptações às restrições impostas por um meio tridimensional multi-escala (nomeadamente volume disponível, quantidade e qualidade da luz) e sua influência na criação, alteração e estruturação desse meio.
Conteúdo teórico
T1 Introdução à Pedologia.
T2 A biodiversidade do solo e principais grupos taxonómicos (e.g., bactérias, fungos, protozoários, nematodes, artrópodes e plantas).
T3 Relações entre morfologia, dimensões, actividade biológica e porosidade do solo.
T4 As relacções biológicas que se desenvolvem no solo, com enfase nos vários tipos de simbioses que se podem estabelecer e o seu efeito no crescimento das plantas.
T5 Raízes e bancos de sementes do solo.
T6 As consequências da perturbação do solo e estratégias para a sua conservação.
Conteúdo prático
P1 Métodos de estudo em Pedologia.
P2 Planeamento e execução de trabalho experimental proposto e orientado por docente

Métodos de Ensino

Exposição teórica estruturada e direccionada para a definição de conceitos, apresentação do estado actual de conhecimentos e inventariação de questões dele decorrentes. Conferências por especialistas em diferentes áreas da Biologia do Solo.
Desenho experimental dos trabalhos a desenvolver na componente prática, recolha e análise de dados sob a orientação de um docente.
Apresentação e discussão de artigos.

Avaliação continua:
Componente teórica (T): 60% - 2 Frequências
Componente teórico pratica (TP): 20% Trabalhos práticos +poster; 10% Resumos de conferências; 10% Apresentação e discussão de artigos
Na componente TP os trabalhos práticos são executados em grupos de 3 alunos.

Avaliação final – Exame escrito

Bibliografia

LIVROS (tendo em conta as disponibilidades da Universidade de Évora)
Abe J (ed.) 2003. Roots: the Dynamic Interface Between Plants and Earth. Kluwer Academic Publishers,
Dordrecht.
Coleman DC 1995. Fundamentals of Soil Ecology. Academic Press, San Diego.
Fenner M (ed.) 2000. Seeds. The Ecology of Regeneration of Plant Communities. 2nd ed. CABI Publishing,
Wallingford.
Smith SE, Read DJ 2000. Mycorrhizal Symbiosis. 2nd ed. Academic Press, London.
Killham K 1994. Soil Ecology. Cambridge University Press, Cambridge.
REVISTAS (lista mínima que não dispensa a consulta de bases de dados como a ISI Web of Knowledge
nem a utilização intensiva da b-ON) European Journal of Soil Biology; Functional Ecology; Journal of Soil
Science; Journal of Chemical Ecology; Journal of Nematology; Microbial Ecology; New Phytologist; Plant
and Soil; Seed Science Research; Soil & Tillage Research.