2024

Introdução à Bioquímica

Nome: Introdução à Bioquímica
Cód.: QUI14194L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta Unidade Curricular pretende-se que alunos adquiram conhecimentos e competências na área da Bioquímica básica. Especificamente, pretende-se que os estudantes compreendam os conceitos teóricos fundamentais sobre a estrutura e metabolismo das Biomoléculas e a sua importância no âmbito das Ciências Agronómicas. Devem ainda adquirir conhecimentos sobre as várias técnicas de análise em Bioquímica.
Competências específicas:
Científicas- domínio dos conhecimentos de Bioquímica e sua aplicação a novas situações na sua área específica de formação;
Técnicas- conhecimento de métodos e procedimentos laboratoriais para identificação, separação e quantificação de biomoléculas;
Organização pessoal- planeamento das atividades e gestão adequada do tempo de estudo;
Interpessoais- capacidades de trabalho em equipa; partilha de conhecimentos;
Expressão oral e escrita: utilização das tecnologias de informação, capacidade de elaboração de relatórios laboratoriais e de resposta a questões escritas

Conteúdos Programáticos

Módulo 1- Conceitos Gerais: Bioquímica, a Química dos sistemas vivos. Água e iões inorgânicos e sua importância nos biossistemas. Sistemas tampão biológicos. Métodos e técnicas utilizadas em bioquímica.

Módulo 2- Bioquímica Estrutural e Funcional: Nomenclatura, estrutura e propriedades das principais biomoléculas. Glúcidos, lípidos, aminoácidos, péptidos, proteínas e ácidos nucleicos. Lipoproteínas plasmáticas. Biomembranas. Enzimas e cinética enzimática.

Módulo 3- Introdução ao Metabolismo: Bioenergética e bioelectroquímica. A importância do ATP no metabolismo. Anabolismo e catabolismo. As principais vias metabólicas. Introdução ao metabolismo glucídico, lipídico e proteico. Integração e regulação metabólicas.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem basear-se-á na participação ativa do aluno na aula e no trabalho complementar de pesquisa e estudo que realiza fora desta, mediante as orientações fornecidas pelo docente. Na lecionação dos conteúdos programáticos serão utilizados métodos didáticos interativos e atividades laboratoriais capazes de motivar e promover a participação crítica (individual/grupo) dos alunos. A componente prática laboratorial da disciplina é avaliada de uma forma contínua com base na assiduidade e desempenho dos alunos nos trabalhos práticos, na elaboração de relatórios e na resolução de questões sobre os trabalhos executados. A componente teórica e prática não laboratorial são avaliadas individualmente por escrito em duas modalidades optativas: avaliação contínua (dois testes) ou exame final. A nota final será calculada, atendendo às seguintes ponderações: 30% da componente prática laboratorial e 70% da nota obtida por escrito nas componentes teórica e prática não laboratorial.

Bibliografia

Quintas A., Freire, A. P., Halpern, M. J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida. Lisboa, Portugal: Edições Lidel.
Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. (2005). Fundamentals of Biochemistry, 2ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc.
Campos, L. (2008). Entender a Bioquímica, 5ª edição. Lisboa, Portugal: Escolar Editora.
Cruz Morais, J. (1997). Bioquímica I – textos de apoio, in Provas de Agregação. Évora Portugal: Universidade de Évora.
Holme, D.J. & Peck, H. (1998). Analytical Biochemistry, 3rd ed. London, United Kingdom: Longman.
McKee, T & McKee, J. R. (2003). Biochemistry: The Molecular Basis of Life, 3rd ed. New York, USA: McGraw-Hill