2024

Sustentabilidade de Agroecossistemas

Nome: Sustentabilidade de Agroecossistemas
Cód.: FIT13898L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Visão global dos fenómenos e objetivos que caracterizam os sistemas de agricultura. Integrar os princípios ecológicos na sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários. Compreender o processo de desertificação nos diferentes biomas terrestres e sua relação com a interferência humana e práticas agrícolas. Compreender as causas da diferenciação do espaço agrícola e conceito do zoneamento agrogeológico. Visão geral sobre os principais sistemas de agricultura a nível global e nacional. Estudo e análise comparativa de sistemas de agricultura.
Saber relacionar os fatores naturais e humanos com os diversos tipos de sistemas de produção. Identificar e analisar formas de exploração da terra insustentáveis do ponto de vista ecológico, económico e social. Capacidade de delineamento de formas de exploração agropecuária que possibilitem a minimização do impacto ambiental. Saber utilizar uma visão holística do processo produtivo, baseada na sustentabilidade ambiental, económica e social.


Conteúdos Programáticos

Relação entre a estrutura biofísica e os processos funcionais que caracterizam os agroecossistemas e os Serviços Ecológicos, ou Serviços dos Ecossistemas, que estes prestam.
Capacidade de suporte de agroecossistemas. Conversão de sistemas convencionais em agroecossistemas; oportunidade e etapas a percorrer.
Análise estrutural do espaço & Causas da diferenciação do espaço agrícola;
Evolução histórica da agricultura; Classificação de Sistemas de Exploração da Terra (SET);
SET (a nível global e nacional);
Silvicultura: métodos e técnicas: Silvicultura em transição; Composição e estrutura dos povoamentos florestais; Métodos de reprodução a teoria dos cortes de regeneração.
Regulação da produção: O processo de produção lenhosa e a potencialidade produtiva; Gestão dos povoamentos e a teoria da redistribuição da potencialidade produtiva. Regulação da produção.
Os principais sistemas de produção florestal de Portugal.
Trabalho de grupo e relatório sobre o uso sustendado de uma região.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição sobre os conceitos e outra matéria relevante para a análise da sustentabilidade dos agroecossistemas; Elaboração de um trabalho de grupo, baseado na análise de uma área atribuída a cada grupo de trabalho. Acompanhamento dos alunos na elaboração do trabalho ao longo do semestre em aulas práticas. Toda a matéria genérica é disponibilizado através do Moodle.
Avaliação do relatório escrito (50%), e teste sobre a matéria lecionada (50%).


Bibliografia

Feio, M. (1991): Clima e Agricultura, Ed. Ministério de Agricultura, Lisboa,
Ferreira, A. G., Ribeiro, N. A., Gonçalves, A. C. (2007). Produção silvícola no montado: Análise e reflexão sobre a gestão sustentada dos montados de sobreiro. RCA, Vol. 30, nº 1, p.181-189.
Alves, A.M, Pereira, J.S., Correia, A.V. (2012). Silvicultura. A gestão dos Ecossistemas Florestais. F. Calouste Gulbenkian. Lisboa
Meson, M., Montoya, M. (1993). Selvicultura Mediterranea (Elcultivo del monte). Mundi-Prensa, Madrid. 368pp
Haines-Young, R., & Potschin-Young, M. (2018). Revision of the common international classification for ecosystem services (CICES V5. 1): a policy brief. One Ecosystem, 3, e27108.
Odum, E. P. (1971). Fundamentos de ecologia. 4ª Edição. F. Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Phalan, B., Onial, M., Balmford, A., & Green, R. E. (2011). Reconciling food production and biodiversity conservation: land sharing and land sparing compared. Science, 333(6047), 1289-1291.