2024

Antropologia Biológica

Nome: Antropologia Biológica
Cód.: BIO12358L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta é uma UC, eminentemente prática, que proporciona a aprendizagem dos tópicos fundamentais da Antropologia Forense e da Paleobiologia Humana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objetivos desta unidade curricular:
1- Abordar a biologia do esqueleto humano e da sua variabilidade com vista à aprendizagem da construção de perfis biológicos, nomeadamente da diagnose sexual e da estimativa da idade à morte;
2 - Ilustrar os vários métodos com aplicação na antropologia forense e no estudo de populações humanas antigas;
3 - Que os discentes desenvolvam espírito crítico acerca das metodologias a aplicar na investigação laboratorial bem como sobre as possíveis interpretações sobre os resultados a que as investigações conduzem. Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais na área da biologia do esqueleto, adquiram capacidade de planear e executar trabalhos em paleobiologia humana e desenvolvam espírito crítico sobre os resultados.

Conteúdos Programáticos

1.Osteologia humana.
1.1. Morfologia óssea, identificação das estruturas anatómicas do esqueleto.
1.2. Diagnose sexual em esqueletos de adultos.
1.3. Escolha dos parâmetros a utilizar para a identificação da idade à morte. Critérios de análise da idade à morte em esqueletos de não adultos. Indicadores dentários e esqueléticos no processo de desenvolvimento, crescimento e maturação.
2.Utilização da idade à morte e da diagnose sexual na identificação dos principais parâmetros demográficos: esperança de vida por grupo etário e sexual, taxas de mortalidade e de natalidade e dimensão populacional.
3.Crescimento: processos de ossificação endocondral e intramembranoso. Problemas de crescimento.
4.Paleopatologia: reconhecimento dos níveis de saúde através das lesões ósseas e dentárias. Patologias degenerativas, traumáticas, infeciosas, orais, metabólicas, congénitas e neoplásicas. Diagnósticos diferenciais. Epidemiologia.
5.Marcas musculares esqueléticas e reconstituição da atividade

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:
-Aulas teóricas (uma hora semanal) apoiadas por meios audiovisuais, plataforma Moodle e bibliografia. -Aulas laboratoriais (três horas semanais) em que cada estudante dispõe de material osteológico de modo a acompanhar, experimental e sequencialmente, todo o conteúdo programático. No final da uc cada estudante terá que aplicar as metodologias lecionadas na identificação do perfil biológico do esqueleto que lhe tiver sido atribuído e identificar a etiologia de lesões. Estas investigações individuais serão coletadas pelo docente para que, com uso de software apropriado se simulem tratamentos estatísticos visando a interpretação de resultados. Orientação tutorial (0,27 horas semanais)
Avaliação:
A avaliação teórica consta de duas frequências escritas e/ou exame (70% da nota final) e exame prático (30%). Realizar-se-á, de acordo com o regulamento escolar interno, exame de recurso quer teórico quer prático, mantendo os mesmos pesos.

Bibliografia

Buikstra, J,E. (ed) (2019) Ortner’s identification of pathological conditions in human skeletal remains.3rd edition Academic Press. Chamberlain, A.T. (2006). Larsen, C.S. (2015) Bioarchaeology: Interpreting Behaviour from the Human Skeleton. Cambridge University Press. Scheuer, L. & Black, S. (2004).The Juvenile Skeleton. Academic Press. Steckel, R.H. Larsen, C.S., Roberts, C.& Baten, J. (2019) .The Backbone of Europe. Health, Diet, Work and Violence over Two Millennia. Cambridge: Cambridge University Press.White, T.D., Black, M.T. & Folkens, P.A. 3rd edition (2011). Human Osteology. Academic Press.