Laboratório de Biologia Humana
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
2. Desenvolver competências de organização: caderno de laboratório; planeamento e gestão do tempo; trabalho em equipa.
3. Desenvolver competências de comunicação: exposição e discussão oral de resultados experimentais.
4. Aprofundar conhecimentos sobre tópicos basilares de fisiologia humana: a fisiologia dos neurónios; os mecanismos de transmissão de informação nas sinapses, que regulam processos fisiológicos; a função neurotransmissores e de hormonas na coordenação e regulação de processos fisiológicos.
Conteúdos Programáticos
1. Potencial de ação: efeito de estímulos elétricos e do meio extracelular na excitabilidade e no potencial de ação do axónio.
2. Transmissão de informação nas sinapses: efeito de estímulos elétricos e do meio extracelular na transmissão sináptica (placa neuro-motora).
3. Regulação da contração do músculo esquelético: efeito de estímulos elétricos e do meio extracelular na transmissão neuromuscular e/ou força de contração do músculo.
4. Regulação neuro-endócrina do sistema cardiovascular: registo de pressão arterial e venosa, pressão ventricular esquerda, força de contração do miocárdio e ritmo cardíaco num rato anestesiado; interpretação dos resultados observados com a estimulação elétrica de diferentes nervos do sistema autónomo ou com a injeção venosa de substâncias endógenas (neurotransmissores e hormonas) ou exógenas (agonistas/antagonistas de recetores de membrana).
Métodos de Ensino
Avaliação
O estudante escolhe unicamente um dos dois regimes: avaliação contínua ou exame.
Regime de avaliação contínua
Três frequências sobre os conteúdos teórico-práticos e resultados experimentais:
- Fisiologia do neurónio.
- Transmissão sináptica e contração muscular.
- Regulação neuroendócrina do sistema cardiovascular.
O estudante obtém aproveitamento escolar quando a média das notas das três frequências é maior ou igual a 9,5 valores, cujo arredondamento para valores inteiros seja igual ou superior a 10 valores.
Regime de Exame
É obrigatório exame sobre os conteúdos teórico-práticos e resultados experimentais, em época normal, para quem não compareceu ou não obteve aproveitamento no regime de avaliação contínua.
Época de recurso e melhoria
Estudante que não obtenha aproveitamento num de dois regimes de avaliação da época normal, tem uma segunda oportunidade de obter aproveitamento no exame da época de recurso.
Estudantes com aproveitamento obtido na época normal do corrente ano lectivo, só podem efetuar melhoria no ano seguinte (conforme REI-UÉ).
Os estudantes com aproveitamento nos anos anteriores, após inscrição nos SAC-UÉ e registo no SIIUE, poderão fazer melhoria na época de recurso.
Bibliografia
Hill, R.W., Wyse, G.A., and Anderson, M. (2016). Animal Physiology, 4th Edition, Sinauer Associates, Inc., Sunderland, Massachusetts, USA.
Marieb, E. N. and Hoehn, K. N. (2014). Human Anatomy & Physiology, 10th Ed. Pearson Education, Inc, N.Y., USA.
Outra: artigos científicos (experimentais e de revisão) relacionados com os tópicos em estudo.
Simuladores informáticos:
1) Potencial de ação: Axovacs 2.0 (Axon Instruments, EUA).
2) Transmissão de informação nas sinapses: "Neuromuscular Junction".
3) Regulação da contração do músculo esquelético: "Twitch".
4) Regulação neuro-endócrina do sistema cardiovascular: "Rat Cardiovascular System".
Os simuladores indicados em 2 a 4 estão alojados no sítio da internet da Universidade de Strathclyde - Strathclyde Pharmacology Simulations: http://spider.science.strath.ac.uk/sipbs/page.php?show=software_sims
Equipa Docente (2023/2024 )
- Eduardo Nuno Picôto Lopes Barata [responsável]