2024

Laboratório de Biologia Humana

Nome: Laboratório de Biologia Humana
Cód.: BIO11472L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

No “Laboratório de Biologia Humana” são realizadas experiências virtuais de eletrofisiologia e farmacologia, simuladas no computador, para adquirir competências científicas e consolidar conhecimento sobre tópicos basilares de fisiologia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Desenvolver o interesse pela investigação e competências científicas: compreensão do método científico; capacidade de integrar conceitos e conhecimento para descrever e interpretar resultados experimentais; capacidade de pesquisar conhecimento em plataformas de publicações científicas validadas.
2. Desenvolver competências de organização: caderno de laboratório; planeamento e gestão do tempo; trabalho em equipa.
3. Desenvolver competências de comunicação: exposição e discussão oral de resultados experimentais.
4. Aprofundar conhecimentos sobre tópicos basilares de fisiologia humana: a fisiologia dos neurónios; os mecanismos de transmissão de informação nas sinapses, que regulam processos fisiológicos; a função neurotransmissores e de hormonas na coordenação e regulação de processos fisiológicos.

Conteúdos Programáticos

Experiências simuladas (programas informáticos) sobre tópicos fundamentais de fisiologia:
1. Potencial de ação: efeito de estímulos elétricos e do meio extracelular na excitabilidade e no potencial de ação do axónio.
2. Transmissão de informação nas sinapses: efeito de estímulos elétricos e do meio extracelular na transmissão sináptica (placa neuro-motora).
3. Regulação da contração do músculo esquelético: efeito de estímulos elétricos e do meio extracelular na transmissão neuromuscular e/ou força de contração do músculo.
4. Regulação neuro-endócrina do sistema cardiovascular: registo de pressão arterial e venosa, pressão ventricular esquerda, força de contração do miocárdio e ritmo cardíaco num rato anestesiado; interpretação dos resultados observados com a estimulação elétrica de diferentes nervos do sistema autónomo ou com a injeção venosa de substâncias endógenas (neurotransmissores e hormonas) ou exógenas (agonistas/antagonistas de recetores de membrana).

Métodos de Ensino

O ensino tem lugar em sala equipada com computadores para a realização das experiências virtuais. Após descrição do tópico em estudo, do laboratório real onde a experiência seria executada, das hipóteses a testar e do procedimento experimental, os estudantes realizam as experiências, individualmente ou em grupo (2-3), seguindo protocolos elaborados pelo docente. Ao estudante é exigido a descrição e interpretação dos resultados no caderno de laboratório, e participação em debates iniciados pelo docente sobre os resultados das experiências. Estes debates visam a correta descrição e interpretação dos resultados e, em alguns casos, estimular a simulação de experiências adicionais para testar hipóteses explicativas dos resultados observados. O ensino presencial é complementado à distância através de conteúdos e atividades na plataforma moodle. A avaliação é pela realização de testes ao longo do semestre (2 a 3) ou por exame final; aprovação exige mínimo 10/20 pontos.

Avaliação



O estudante escolhe unicamente um dos dois regimes: avaliação contínua ou exame.


Regime de avaliação contínua


Três frequências sobre os conteúdos teórico-práticos e resultados experimentais:



  • Fisiologia do neurónio.

  • Transmissão sináptica e contração muscular.

  • Regulação neuroendócrina do sistema cardiovascular.


O estudante obtém aproveitamento escolar quando a média das notas das três frequências é maior ou igual a 9,5 valores, cujo arredondamento para valores inteiros seja igual ou superior a 10 valores.


Regime de Exame


É obrigatório exame sobre os conteúdos teórico-práticos e resultados experimentais, em época normal, para quem não compareceu ou não obteve aproveitamento no regime de avaliação contínua.


Época de recurso e melhoria


Estudante que não obtenha aproveitamento num de dois regimes de avaliação da época normal, tem uma segunda oportunidade de obter aproveitamento no exame da época de recurso.


Estudantes com aproveitamento obtido na época normal do corrente ano lectivo, só podem efetuar melhoria no ano seguinte (conforme REI-UÉ).


Os estudantes com aproveitamento nos anos anteriores, após inscrição nos SAC-UÉ e registo no SIIUE, poderão fazer melhoria na época de recurso.

Bibliografia

Guyton, A.C., and Hall, J.E. (2010). Textbook of Medical Physiology, 12th Edition, Elsevier Inc., Philadelphia, Pennsylvania, USA.
Hill, R.W., Wyse, G.A., and Anderson, M. (2016). Animal Physiology, 4th Edition, Sinauer Associates, Inc., Sunderland, Massachusetts, USA.
Marieb, E. N. and Hoehn, K. N. (2014). Human Anatomy & Physiology, 10th Ed. Pearson Education, Inc, N.Y., USA.
Outra: artigos científicos (experimentais e de revisão) relacionados com os tópicos em estudo.
Simuladores informáticos:
1) Potencial de ação: Axovacs 2.0 (Axon Instruments, EUA).
2) Transmissão de informação nas sinapses: "Neuromuscular Junction".
3) Regulação da contração do músculo esquelético: "Twitch".
4) Regulação neuro-endócrina do sistema cardiovascular: "Rat Cardiovascular System".
Os simuladores indicados em 2 a 4 estão alojados no sítio da internet da Universidade de Strathclyde - “Strathclyde Pharmacology Simulations”: http://spider.science.strath.ac.uk/sipbs/page.php?show=software_sims

Equipa Docente (2023/2024 )