2024

Seminário de Desenvolvimento da Tese II em Ciências da Saúde e Bem-Estar

Nome: Seminário de Desenvolvimento da Tese II em Ciências da Saúde e Bem-Estar
Cód.: CMS13788D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC visa, proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre investigações recentes ou em curso na área em Ciências da Saúde e Bem-Estar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade solidificar os objetivos adquiridos na unidade Seminário I, numa perspetiva de maior autonomia dos doutorandos, no desenvolvimento dos trabalhos conducentes às suas teses. São objetivos específicos do Seminário II:
• Aprofundar a reflexão e o debate sobre investigações recentes ou em curso em Ciências da Saúde e Bem-Estar;
• Fornecer pistas e referências teórico-metodológicas para os trabalhos conducentes às teses individuais;
• Reforçar as competências de argumentação e comunicação científica, quer através da participação nas sessões seminariais apresentadas pelos oradores convidados, quer através da apresentação dos trabalhos a elaborar no âmbito do desenvolvimento da tese.

Conteúdos Programáticos

1. Ciclo de seminários ou palestras sobre a investigação atual em Ciências da Saúde e Bem-Estar:
a. Sessões com oradores convidados
b. Sessões co-organizadas pelos doutorandos
2. Escola de Inverno II:
a. Apresentação, reflexão e debate sobre o estado de arte dos temas de investigação dos doutorandos;
b. Discussão dos relatórios de progressos das investigações dos doutorandos.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino consiste essencialmente na participação em sessões seminariais apresentados por docentes e investigadores e organizados pelos próprios doutorandos, versando a área de investigação que desenvolvem. Estes seminários não têm apenas um carater expositivo, mas procuram promover a interação e discussão dos temas tratados entre os participantes.
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) consiste no desenvolvimento de um trabalho de síntese de cada um dos seminários, enriquecida com a respetiva apreciação crítica, assim como resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito do relatório de progresso da tese:
a) 1 relatório síntese das sessões seminariais: 25%
b) 1 Relatório de progresso da tese: 50%
c) Apresentação oral do trabalho: 25%

Bibliografia

A disponibilizar em cada um dos seminários, pelo docente responsável.