2023

Avaliação e Tecnologias da Saúde

Nome: Avaliação e Tecnologias da Saúde
Cód.: CMS13724D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC pretende proporcionar a compreensão do estudo e a análise dos aspetos nucleares da avaliação em tecnologias da saúde e habilitar os doutorandos para desenvolver uma análise crítica e plural das diferentes problemáticas das tecnologias da saúde e bem-estar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
• Proporcionar o estudo e a análise dos aspetos nucleares da avaliação em tecnologias da saúde;
• Habilitar os doutorandos para desenvolver uma análise crítica e plural das diferentes problemáticas das tecnologias da saúde e bem-estar;
Em termos específicos, pretendemos que, no termo das sessões de ensino e aprendizagem, os doutorandos tenham adquirido as seguintes competências:
• Compreende os fundamentos de avaliação em tecnologias da saúde;
• Compreende as metodologias de avaliação em tecnologias da saúde;
• Entende os aspetos nucleares da relação entre as tecnologias da saúde e os padrões discursivos no desenvolvimento social, organizacional e bem-estar;
• Identifica, enumera e resume as características dos efeitos tecnológicos na melhoria da prestação de cuidados de saúde e bem-estar.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1.- Noção de Tecnologias da e na Saúde.
1.1. Considerações preliminares sobre Tecnologia(s) e Saúde.
1.2. Tecnologias da Saúde: génese e recentes orientações .
1.3. Agenda das Tecnologias da Saúde e Bem-Estar.
Módulo 2.- Tecnologias, Saúde, Bem-Estar e Sociedade.
2.1. Padrões de desenvolvimento tecnológico no campo da Saúde e do Bem-Estar.
2.2. Políticas públicas e Tecnologias da Saúde.
2.3. Avaliação das Tecnologias da Saúde.
Módulo 3.- Tecnologias, Saberes e Prestação de Cuidados de Saúde.
3.1. Tecnologias da Saúde e profissões.
3.2. Discursos tecnológicos na Saúde e Bem-Estar: retóricas e realidades.
3.3. Tecnologias da Saúde ao encontro das pessoas.

Métodos de Ensino

Unidade a ser lecionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicadas sessões à distância com exercícios práticos via plataforma do moodle-uevora.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos doutorandos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) consiste no desenvolvimento de um trabalho (artigo científico), assim como resultará da avaliação da sua apresentação pública:
a) 1 paper (artigo científico): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%

Bibliografia

Abrantes, A., Silva, C. & Ribeiro, L. (coord.) (2019). Imagem Médica: Experiências, práticas e aprendizagens. Faro: Sílabas & Desafios
Danish Centre of Health Technology Assessment, National Board of Health, (2008). Health Technology Assessment Handbook (2nd ed.). Denmark
Goodman, C., (2004). Introduction to health Technology Assessment. The Lewin Group Report, HTA101. International Network of Agencies for Health Technology Assessment
Government Accountability Office - GAO. (2019). Technology Assessment Design Handbook. Washington, DC: GAO
Silva, C., Almeida, R.P., Abrantes, A., Miranda, D., Silva, T., Ribeiro, L.P. & Azevedo, K. (2017). Horizontes da avaliação em tecnologias da saúde, Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, 3, 143-156
World Health Organization (2015). Global Survey on Health Technology Assessment by National Authorities. Main findings. Geneva, Switzerland: WHO.