2024

Seminário de Desenvolvimento da Tese I em Saúde e Tecnologias

Nome: Seminário de Desenvolvimento da Tese I em Saúde e Tecnologias
Cód.: CMS13791D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre investigações recentes ou em curso em Saúde e tecnologias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre investigações recentes ou em curso em Saúde e tecnologias;
• Contribuir para uma visão transdisciplinar da investigação atual em saúde e tecnologias, focando nas questões científicas, abordagens e modelos de investigação, metodologias e técnicas, aplicações e impactos na sociedade;
• Fornecer pistas e referências teórico-metodológicas para os trabalhos conducentes às teses individuais;
• Treinar competências de elaboração de perguntas, discussão e argumentação científicas, contribuindo para o reforço das capacidades de análise crítica, síntese de ideias e comunicação com os pares, com a comunidade académica e com a sociedade;
• Desenvolver as competências de argumentação e comunicação científica, quer através da participação nas sessões seminariais apresentadas pelos oradores convidados, quer através da apresentação dos trabalhos a elaborar no âmbito do desenvolvimento da tese.

Conteúdos Programáticos

1. Ciclo de seminários ou palestras sobre a investigação atual em saúde e tecnologias:
a. Sessões com oradores convidados
b. Sessões co-organizadas pelos doutorandos
2. Escola de Inverno I:
a. Apresentação, reflexão e debate sobre o estado de arte dos temas de investigação dos doutorandos;
b. Discussão dos relatórios de progressos das investigações dos doutorandos.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino consiste essencialmente na participação em sessões seminariais apresentados por docentes e investigadores e organizados pelos próprios doutorandos, versando a área de investigação que desenvolvem. Estes seminários não têm apenas um carater expositivo, mas procuram promover a interação e discussão dos temas tratados entre os participantes.
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) consiste no desenvolvimento de um trabalho de síntese de cada um dos seminários, enriquecida com a respetiva apreciação crítica, assim como resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito do relatório de progresso da tese:
a. 1 relatório síntese das sessões seminariais: 25%
b. 1 Relatório de progresso da tese: 50%
c. Apresentação oral do trabalho: 25%

Bibliografia

A disponibilizar em cada um dos seminários, pelo docente responsável.