2023

Seminário de Estudos Avançados em Saúde e Tecnologias

Nome: Seminário de Estudos Avançados em Saúde e Tecnologias
Cód.: CMS13727D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning

Apresentação

O objetivo da unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos abrangentes através da exposição e debate de temas relevantes e atuais em Saúde e Tecnologias, com reputados oradores convidados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos abrangentes através da exposição e debate de temas relevantes e atuais em Saúde e Tecnologias, com reputados oradores convidados. Alguns destes palestrantes estiveram envolvidos na criação de spin-offs de base tecnológica; a escolha por estes docentes tem como objectivo demonstrar como novas tecnologias e conhecimentos científicos poderão ser valorizados e transferidos para o mercado, na forma de novos serviços ou ferramentas tecnológicas.
No âmbito do programa doutoral em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-Estar, esta unidade curricular tem como objectivo principal impulsionar o aluno na procura de novas áreas de especialização com relevância socio-económica.

Conteúdos Programáticos

Os seminários temáticos irão enquadrar-se nos seguintes temas:
Gestão da segurança do utente/doente em cuidados de saúde.
Qualidade e inovação na prestação de cuidados de saúde.
Saúde e tecnologias em biomecânica.
Sistemas neurocognitivos e tecnologias em saúde.
Tecnologias de diagnóstico em saúde.
Tecnologias em terapias celulares e genéticas.
Tecnologia da informação em saúde.
Serviços e dispositivos tecnológicos em saúde.

Métodos de Ensino

A unidade curricular está organizada na forma de seminários que serão conduzidos por especialistas de diferentes áreas das ciências e tecnologias da saúde, pemitindo aos discentes conhecer, contactar e discutir distintas experiências profissionais. A avaliação final incluirá um exame escrito com questões abertas sobre qualquer das temáticas abordadas durante os seminários (80%). Também a assiduidade será considerada na nota final (20%). A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 dos seminários.

Bibliografia

• Shortliffe E, Cimino J; Biomedical Informatics - Computer Applications in Health Care and Biomedicine, 3rd ed: Springer, 2006.
• H. Pardes et al. Aspects of Electronic Health Record Systems, Springer; 2 edition, 2006.
• Cruz-Correia RJ et al. Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records In: Hristidis V, editor. Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; p. 55-95, 2009.
• Spurgeon, P, Mark-Alexander Sujan, Stephen Cross, and Hugh Flanagan. Building Safer Healthcare Systems: A Proactive, Risk Based Approach to Improving Patient Safety. Springer, 2019.
• Singh, Vijai K, and Paul Lillrank. Innovations in Healthcare Management: Cost-effective and Sustainable Solutions. CRC Press, Taylor & Francis, 2015.

Bibliografia complementar será indicada pelos convidados em cada sessão.

Equipa Docente

  • [responsável]