2024

Análise de Conteúdo em Ciências da Saúde

Nome: Análise de Conteúdo em Ciências da Saúde
Cód.: CMS13715D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC proporciona, aprender conhecimentos especializados ao desenvolvimento autónomo de análises de conteúdo em contextos diversificados de investigação e intervenção, aprofundar competências metodológicas para a reflexão crítica, holística e eticamente sustentada tendo em vista a compreensão da realidade social.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é desenvolver conhecimentos especializados que confira competências de análises de conteúdo (AC) em contextos diversificados de investigação e intervenção em CS.
Os estudantes deverão ser capazes de: a) apresentar e discutir criticamente os pressupostos teórico-epistemológicos da AC em CS, com ênfase para as potencialidades e desafios em contextos alargados e multidisciplinares; b) distinguir e operacionalizar abordagens metodológicas a diferentes contextos, com domínio das linguagens e técnicas de AC; c) desenhar planos de implementação de análise de conteúdo com critérios de amostragem, constituição do corpus e estratégias analíticas de base manual e assistida por computador; d) construir categorias interpretativas e discutir os limites da inferência na análise de pequenos e grandes dados; e) optar entre diferentes técnicas de visualização e redigir produtos de apresentação e disseminação multiformato de resultados científicos.

Conteúdos Programáticos

I. Pressupostos teórico-epistemológicos da análise de conteúdo em ciências da saúde: apresentação, potencialidades e desafios .
II. Abordagens metodológicas: contextos, linguagens e técnicas de análise de conteúdo.
III. Amostragem, corpus e estratégias analíticas de base manual e assistida por computador.
IV. Categorização e inferência: fiabilidade e validade na análise de pequenos e grandes dados.
V. Técnicas de visualização, escrita científica e disseminação de resultados.

Métodos de Ensino

Método expositivo e ativo em aulas teórico-práticas semanais, acompanhamento tutorial presencial e a distância. De acordo com o Regulamento Académico, a avaliação pode ser contínua ou por exame final. Avaliação contínua: um ensaio individual com discussão oral (100%), Avaliação por exame: uma prova escrita com a duração de duas horas (100%).

Bibliografia

Denzin, N.K., & Lincoln, Y. (ed.) (2018). Handbook of Qualitative Research (5th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Foster, I., Ghani, R., Jarmin, R.S., Kreuter, F., & Lane, J. (ed.). (2016). Big Data and Social Science: A Practical Guide to Methods and Tools. Boca Raton: Chapman and Hall/CRC Press.
Krippendorff, K. (2019). Content Analysis: an introduction to its methodology (4th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Miles M. B., Huberman, M. A., & Saldaña, J. (2014). Qualitative data analysis: A methods sourcebook. 3rd ed. Los Angeles: Sage.
Neuendorf, K.A. (2017). The Content Analysis Guidebook (2nd ed.). London: Sage.