2024

Técnicas de expressão e comunicação

Nome: Técnicas de expressão e comunicação
Cód.: VIS13967D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Design, Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A unidade curricular pretende dotar os estudantes de ferramentas que lhes permitam comunicar de forma eficaz em contextos não-formais das suas vidas profissionais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conteúdos, o estudante deve conhecer:
a) os princípios de uma comunicação eficaz
b) os diferentes tipos de comunicação oral e escrita e respetivas normas
c) os princípios da linguagem clara em língua portuguesa
d) os princípios da organização de uma comunicação oral e escrita
e) os princípios do design de uma comunicação escrita
f) técnicas de relação, cativação e persuasão da audiência
Do ponto das competências, o estudante deve:
a) reconhecer a importância da adequação do discurso oral e escrito a diferentes audiências e contextos de comunicação
b) desenvolver competências de expressão oral e escrita em linguagem clara
c) utilizar os conhecimentos adquiridos na escrita de textos sobre ciência para público leigo, comunicados de imprensa, publicações em redes sociais e emails
d) desenvolver competências discursivas
e) reconhecer a importância da comunicação não verbal
f) utilizar os conhecimentos adquiridos em apresentações orais de ciência, entrevistas e conferên

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação:
- conceitos gerais
- canais, códigos, significados e contextos
- ruído e facilitadores de comunicação
- o estilo
- comunicação verbal e não verbal
- comunicação oral e escrita
2. Comunicação e expressão escrita:
- diferentes tipos de redação: formal, informal, académica, literária, jornalística, técnica, publicitária; redes sociais
- subjetividade vs objetividade
- técnicas de escrita em linguagem clara
- tipografia, layout e grafismos
- textos não formais de comunicação de ciência
- o comunicado de imprensa
- a escrita de emails
- a escrita em redes sociais
3. Comunicação e expressão oral:
- diferentes tipos de comunicação oral: informativa e persuasiva
- preparação de uma apresentação oral
- técnicas para enfrentar, cativar e persuadir a audiência
- a importância do storytelling
- o tom de voz
- a comunicação não verbal
- suportes visuais à comunicação oral – design da informação
- entrevistas e conferências de imprensa
- o debate: a arte de discordar e argumenta

Métodos de Ensino

A unidade curricular contém 5 módulos. Cada módulo é composto por um seminário para apresentação de conceitos e ferramentas e por um ou mais exercícios práticos em que os estudantes desenvolvem textos escritos e preparam apresentações orais em diferentes cenários de comunicação. Os trabalhos dos estudantes são analisados e avaliados em grupo.
Avaliação contínua:
- práticas desenvolvidas na aula (50%)
- trabalho escrito final (25 %)
- apresentação oral final (25 %), dos quais:
- auto-avaliação (20%)
- hetero-avaliação realizada pelos colegas (20%)
- hetero-avaliação realizada pelo professor (60 %)

Bibliografia

Bibliografia de consulta opcional:
Comissão Europeia (Ed.). 2010. Redigir com clareza. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia
Associação Viver a Ciência. Comunicar Ciência um guia prático para investigadores: http://www.viveraciencia.org/images/PDFs/ComunicarCiencia_MPraticoweb.pdf
The Plain Language Action and Information Network. Federal Plain Language Guidelines. 2011: https://plainlanguage.gov/media/FederalPLGuidelines.pdf
Graff, G.; Birkenstein, C. 2012. “They say/I say": the moves that matter in academic writing. New York: W.W. Norton & Co.
Balvert, F. Hulspas, M. Zgaoui, S. 2014. Prepare for 15 seconds of fame. Media contacts for researchers. Rotterdam: Trichis Publishing.
Granado A. Malheiros, J. V. 2001. Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Guia para investigadores e profissionais de comunicação. Lisboa: Gradiva

Equipa Docente (2023/2024 )