2023

Escrita académica em inglês II

Nome: Escrita académica em inglês II
Cód.: LLT13974D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Os conteúdos programáticos estão relacionados com os objetivos da unidade curricular na medida em que permitem a aquisição e desenvolvimento de competências de escrita em inglês académico, incluindo o conhecimento e a prática das regras gramaticais subjacentes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Os alunos serão capazes se expressarem de forma coerente através da escrita em língua inglesa em um nível intermédio/avançado; 2. Os alunos serão capazes de realizar atividades de leitura crítica de textos; 3. Os alunos serão capazes de adquirir vocabulário académico transdisciplinar; 4. Os alunos serão capazes de escrever textos académicos com precisão através do uso eficiente das regras gramaticais (p. ex. conjunções, substantivos, adjetivos, preposições, verbos e pontuação); 5. Os alunos serão capazes de praticar e produzir diferentes tipos de textos académicos (p. ex. relatórios, estudos de caso, revisão da literatura, inquéritos, ensaios).

Conteúdos Programáticos

Unidade 1. Rigor da redação: (a) vocabulário académico; (b) conjunções, substantivos e adjetivos, preposições; (c) pontuação; (d) verbos: passivo, referencial, tempo.
Unidade 2. Modelos de redação: (a) relatórios, estudos de caso e revisões de literatura; (b) design e relatório de pesquisas; (c) ensaios; (d) a tese de doutoramento.

Métodos de Ensino

A unidade curricular proporciona prática em atividades de escrita com um propósito específico (escrita académica) através de modelos e exemplos de textos académicos. Tanto o processo da escrita quanto o produto final serão reconhecidos. Os alunos serão encorajados a discutir e comparar alguns dos seus textos e a esboçar e verificar a sua produção escrita de forma cuidadosa através de atenta revisão. Os alunos poderão escolher entre dois modos de avaliação: (1) Avaliação contínua: dois testes, um após cada unidade (50% + 50%); ou (2) Exame final: 100%.

Bibliografia

(2014). Research and Study Skills: Academic Writing – Student Pack. 2nd edition. Birmingham: University of Birmingham; (2000). The New Penguin English Dictionary. London: Penguin Books; (2001). Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins; (2002). Longman Language Activator. Essex: Longman; (2003). Oxford Collocations Dictionary for Students of English. Oxford: Oxford University Press; BAILEY, S. (2011). Academic Writing: A Handbook for International Students. 3rd edition. London/New York: Routledge; FERGUSON, R. et al. (eds.) (2001). The New Penguin Thesaurus. London: Penguin Books; HILL, J. & M. Lewis (eds.) (1997). LTP Dictionary of Selected Collocations. Hove: Language Teaching Publications; LYNCH, T. & K. Anderson (2013). Grammar for Academic Writing. Edinburgh: ELT Centre of the University of Edinburgh; QUIRK, R. & S. Greenbaum. (1973). A University Grammar of English. London: Longman.