2024

Ética e Investigação

Nome: Ética e Investigação
Cód.: FIL13971D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Debater o problema da finalidade da investigação e dos seus limites éticos, Relacionar os domínios da Investigação, da Ciência, da Tecnologia e da Ética, Esclarecer conceitos fundamentais para a investigação eticamente regulada.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Debater o problema da finalidade da investigação e dos seus limites éticos
2. Relacionar os domínios da Investigação, da Ciência, da Tecnologia e da Ética.
3. Esclarecer conceitos fundamentais para a investigação eticamente regulada.
4. Identificar valores e princípios éticos de toda a investigação.
5. Compreender o carácter ético dos fundamentos dos códigos e regulamentos legais que enquadram a investigação.
6. Reconhecer a responsabilidade do investigador face às novas possibilidades técnicas da Era Digital.

Conteúdos Programáticos

I. INTRODUÇÃO – O LUGAR DO QUESTIONAMENTO ÉTICO NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
I. 1. Investigação e Ciência
I. 2. Ciência, Técnica e Tecnologia
I. 3. Desenvolvimento tecnológico e Ética
II. CONCEITOS, VALORES E PRINCÍPIOS ÉTICOS NA INVESTIGAÇÃO
II. 1. A salvaguarda dos direitos humanos na regulação ética da investigação
II. 2. O património comum de obrigações dos profissionais da informação e dos investigadores
II. 3. Os critérios da Liberdade e da Responsabilidade na investigação
III. LICITUDE E LEGALIDADE NOS PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO
III. 1. Questões de autoria – os direitos e os deveres de quem investiga
IIII. 2. Comissões de Ética, códigos ou cartas de conduta e decisão pessoal
III. 3. Era Digital e integridade na investigação

Métodos de Ensino

Métodos principais:
a) Exposição (na introdução dos temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Discussão e argumentação.

Bibliografia

AAVV–Ética e Investigação nas Ciências da Vida. Actas do 10º Seminário CNECV (Porto, 2006). Lisboa: CNECV, 2007.
BROBECK, Sonja – “The need for better ethical guidelines for conducting and reporting research”, Journal of Curriculum and Supervision, Vol. 5, nº 2 (1990), 194-200.
BRONOWSKI – Introdução à Atitude Científica. Trad. do inglês por Manuela Santos. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.
CSEPP – On Being a Scientist - A Guide to Responsible Conduct in Research. 3ª ed. Washington, D.C.: National Academies Press, 2009.
OLIVEIRA, Luís Adriano – Ética em Investigação Científica. Guia de boas práticas com estudos de caso. Lisboa: Lidel, 2013.
OLIVER, Paul – The Student’s Guide to Research Ethics. 2ª ed. Maidenhead: Open University Press, 2010.
RESNIK, David B. – The Ethics of Science: An Introduction. London & New York: Routledge, 1998.
SHAMOO, Adil E.; RESNIK, David B. – Responsible Conduct of Research. 3rd edition. Oxford University Press, 2015.

Equipa Docente (2023/2024 )