2025

Jovens, Aprendizagens e Dinâmicas Sociais

Nome: Jovens, Aprendizagens e Dinâmicas Sociais
Cód.: SOC10913D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Propiciar reflexão avançada no domínio da juventude, nas suas diversas vertentes temáticas.
- Aprofundar a capacidade analítica dos estudantes, através da abertura a diferentes tradições teóricas e metodológicas com contributos relevantes para o conhecimento científico sobre juventude.
- Proporcionar conhecimento actualizado sobre produtos da investigação empírica incidindo sobre diferentes problemáticas da juventude, familiarizando os estudantes com dados e informação validada sobre a população jovem em diversas esferas da vida social, quer à escala nacional, quer à escala internacional

Conteúdos Programáticos

Ser jovem
- A emergência da juventude como condição social
- Abordagens paradigmáticas: gerações, transições e culturas juvenis
- A pluralidade da condição juvenil

Aprendizagens e experiencias juvenis
- A experiencia escolar como dimensão constitutiva de mundos adolescentes e juvenis
- Escolaridade, aprendizagens e construção de projetos de futuro
- Socialização e sociabilidades - a importância da cultura mediática e das novas tecnologias de informação nas relações sociais juvenis
- Vivências juvenis e culturas somáticas: a centralidade do corpo como marcador, classificador e capital físico


Juventude e dinâmicas sociais

- Uma cartografia da juventude portuguesa - dinâmicas e tendências
- Juventude(s) no quadro europeu: contrastes e diversidades
- Transições incertas - da linearidade de percursos de transição para a vida adulta às trajetórias yo-yo
- A autonomia juvenil na condição de dependência
- A mobilidade como competência – partir para se conhecer

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino a implementar nesta UC é mista e envolve:
- uma vertente de exposição de conteúdos e informação relevante, por parte do docente, em cada temática do programa
- uma vertente de participação ativa do estudante em sala de aula, que pode tomar a forma de debate em aula, de resposta a desafio/pergunta/quiz formulado na aula anterior ou de comentário oral a informação distribuída em sala de aula.
- uma vertente de trabalho de leitura de textos indicados na bibliografia, de pesquisa bibliográfica adicional e de redação de trabalho escrito, realizada pelo estudante fora da sala de aula.
A avaliação assenta num trabalho escrito individual sobre um dos temas incluídos nos conteúdos programáticos.

Bibliografia

Dayrell, J., M. A. Nogueira, J. M. Resende e M. M. Vieira (org.) (2012). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Minas Gerais: Editora UFMG.
Dervin, F., Byram, M. (2008). Échanges et mobilités académiques. Quel bilan ?. Paris: L Harmattan.
Galland, O. (1991). Sociologie de la Jeunesse. L'entrée dans la vie. Paris : Armand Colin.
Pais, J. M. (2012). Sexualidades e Afectos Juvenis. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Pais, J. M. R. Bendit e V. S. Ferreira (org.) (2011). Jovens e Rumos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Pais, J. M. e V. S. Ferreira (orgs.) (2010). Tempos e Transições de Vida: Portugal ao Espelho da Europa. Colecção Atitudes Sociais dos Portugueses. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Pappámikail, L. (2013), Adolescência e Autonomia. Negociações Familiares e Construção de Si. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Vieira, M. M.(org.) (2007). Escola, jovens e media. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.