2025

Teorias Sociológicas: os Clássicos

Nome: Teorias Sociológicas: os Clássicos
Cód.: SOC10912D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC tem por objetivo proporcionar aos estudantes (1) as bases para o conhecimento aprofundado e metateórico dos principais autores, correntes e tradições do pensamento sociológico clássico; (2) um ambiente educativo propício à reflexão e discussão críticas das teorias clássicas da sociologia.
O estudante deverá:
-compreender, numa perspetiva metateórica e aprofundada, as diferentes correntes do pensamento sociológico clássico;
-revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar informação pertinente nos domínios estudados, mobilizando-a e articulando-a em contexto de formação avançada;
-demonstrar capacidade para discutir ativamente temas relevantes, nos debates desenvolvidos em formação avançada;
-saber construir textos escritos de acordo com convenções vigentes na academia, demonstrando capacidade para articular ideias e fundamentar teoricamente as posições argumentativas;
-ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias e argumentos de modo claro e compreensivo.

Conteúdos Programáticos

1. Antecedentes filosóficos do pensamento sociológico e o nascimento das ciências sociais
2. Precursores relevantes: Saint Simon; Herbert Spencer; Vilfredo Pareto; Auguste Comte
3. Os fundadores de grande referência: Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber
4. A institucionalização da Sociologia nos dois lados do Atlântico
5. A diferenciação da sociologia: as grandes tradições sociológicas dos meados do século XX
6. Conclusão: o legado dos clássicos

Métodos de Ensino

Abordagens directivas e substancialistas articuladas com abordagens activas de base construtivista: leitura e análise crítica de textos teóricos seleccionados; exposição; análise e discussão de documentos através de trabalho individual e/ou de grupo. Apresentação e discussão de working papers em seminário.
Os estudantes deverão realizar, apresentar e discutir publicamente um "working paper" (componente escrita 80%: apresentação e debate :10%; assiduidade e participação nas sessões: 10%).

Bibliografia

ANDERSEN,H et al,2000Classical and Modern Social Theory.Oxf:Blackwell,Publi.
ALMEIDA,J.F.2007Velhos e novos aspetos da epistem ciênc.sociais. Socio, Probl Prát,55,11-24
BERTHELOT,J M,2000 Os novos desafios epistem sociologia. Socio,Probl Prát,33, 111-131
COLLINS, R2009.Quatro Tradiç Sociológicas.Petrópolis: Ed Vozes
COMISSÃO GULBENKIAN1995 Para Abrir as Ciências Sociais. M. Martins: Publ. Europa-América
CROMTPTON, R2008 Forty Years of Sociology.Sociology,42 (6),1218-1227
DORTIER, J.F2009.Les Sciences Humaines.Auxerre:Ed.Sciences Humaines
LALLEMENT. M2003.História das Ideias Sociológicas. Das Origens a M.Weber.Petrópolis:Ed Vozes
LALLEMENT. M2004 História das Ideias Sociológicas. De Parsons a aos contemporâneos. Petrópolis: Ed
Vozes.
McLENNAN,G2011 A story of sociology.A first companion to social theory. London: Bloomsbury
TURNER, J H.(ed)2006.Handbook of Sociological Theory.NY:Springer.
WIEVIORKA, M (dir.)2007.Les Sciences Sociales en Mutation. Auxerre: Éd. Sciences Humaines

Equipa Docente (2023/2024 )

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