2025

Planeamento e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento

Nome: Planeamento e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento
Cód.: SOC10908D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como finalidade facultar aos doutorandos conhecimentos necessários à compreensão e ao aprofundamento do debate sobre a especificidade teórico-metodológica inter, multi e trans-disciplinar do planeamento e avaliação de projetos de desenvolvimento e ainda sensibilizá-los para o desenvolvimento da atitude de abertura de espírito crítico na formulação dos problemas e dos projetos nesta área.
Mais especificamente, são objetivos da disciplina de Planeamento e Avaliação de Projetos:
1. Examinar conceitos e instrumentos conceptuais e metodológicos de análise inter, multi e trans-disciplinar e de reflexão crítica sobre situações e problemas;
2. Estudar e examinar conceitos e objetivos dos processos de Planeamento e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento;
3. Estudar e analisar as diversas fases do processo e estratégias de Avaliação de Projetos.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1:- Fundamentos Teórico-Metodológicos do Planeamento (Paradigmas e Modelos de Planeamento; Visão Integrada do Processo de Planeamento e Cenários Ideais; Debilidades Inerentes ao Processo de Planeamento)

Módulo 2:- O Planeamento como processo faseado e de intervenção (Diagnóstico de Necessidades; Definição de Objetivos e Estabelecimento de Prioridades; Delineamento e Planeamento das Ações; Modelos de Intervenção)

Módulo 3:- Sistemas de Acompanhamento e Avaliação de Projetos (Conceitos e Propósito da Avaliação de Programas; O Planeamento do Processo de Avaliação; Sistemas de Acompanhamento de Programas e Projetos; As Quatro Dimensões do Processo de Avaliação (critérios, evidências, o julgamento e estratégias); Estratégias de Avaliação; Avaliação de Projetos: tipos, metodologias, instrumentos; Capitalização de Experiências: Estudos de Caso)

Métodos de Ensino

As aulas têm um carácter de forum de discussão privilegiando o debate e todos os métodos que permitem e incentivam a ativa participação dos alunos. Privilegiam-se as sessões de aprendizagem através de exposições orais e metodologias de interação psicossocial (brainstorming e foruns de discussão), apoiadas em meios audio-visuais, suportes bibliográficos, recortes da imprensa, e outros suportes eletrónicos, estáticos e virtuais. Para o reforço da abordagem de aplicação prática dos conteúdos programáticos, algumas das sessões desenvolvessem sob o formato de Workshop (dinamizados por especialistas convidados).
A avaliação tem por base: (1) Participação nas sessões; (2) Elaboração e apresentação de um trabalho de aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Bibliografia

COHEN, E. (1999) Avaliação de Projetos Sociais. Petrópolis: Ed. Vozes.
FETTERMAN, D. (2001) Foundations of Empowerment Evaluation. Sage.
GUERRA, I. (2000) Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Ação - O Planeamento em Ciências Sociais. Cascais: Principia.
PIETRO, D. S. (1983) Evaluation Sourcebook for Private and Voluntary Organizations. New York: American Council of Voluntary Agencies for Foreign Service.
RAYNAL, S. (2000). A Gestão por Projeto. Lisboa: Inst. Piaget.
SANTOS, M. (2008)"Planeamento enquanto processo para o desenvolvimento sustentado" in REGO, M. e BALTAZAR, M. (2008). Novos Cenários de Desenvolvimento do Alentejo, Lisboa: Caleidoscópio.
SCHIEFER, U., e al. (2006) MAPA - Manual de Planeamento e Avaliação de Projetos. Cascais: Principia.
SERRANO, G. (2008) Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos, Porto: Porto Ed.
TAVISTOCK INSTITUTE et al (2003) The Evaluation of Socio-Economic Development. The Guide. London.