2024

Sociologia e Prospectiva Territorial e Organizacional

Nome: Sociologia e Prospectiva Territorial e Organizacional
Cód.: SOC10906D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Através de abordagem teórica inicial e de uma metodologia prática que não descura a abordagem teórico-conceptual dos conteúdos, pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos sejam capazes de:

1. Avaliar a especificidade, a utilidade e os limites da prospectiva para os estudos sociológicos de territórios e organizações;
2. Caracterizar o diagnóstico organizacional e o diagnóstico territorial de cariz prospectivo;
3. Avaliar a utilidade e os limites epistemológicos dos métodos da Escola Francesa de Prospectiva, no quadro da Sociologia;
4.Preparar, tratar e analisar dados com diverso software de análise prospectiva (método de cenários da Escola Francesa).

Conteúdos Programáticos

1. Sociologia, Future Studies e Prospectiva:
• Fundamentos e conceitos da Prospectiva.
• Sociologia Prospectiva e políticas públicas.
• Diagnóstico prospectivo para organizações e territórios.
• Limites da Prospectiva.
2. Métodos prospectivos:
• Tipologias de métodos.
• Os métodos da Escola Francesa (La Prospective): o planeamento por cenários.
3. A Operacionalização do «método dos cenários» da Escola Francesa:
• Identificar as questões-chave do futuro com a análise estrutural (Método MICMAC).
• Analisar o jogo de actores (Método MACTOR).
• Explorar o campo dos possíveis/análise morfológica (Método MORPHOL).
• Reconhecer los cenários mais prováveis e os riscos de ruptura (Método SMICPROB-EXPERT).
• Identificar e avaliar as opções estratégicas (Método MULTIPOL).

Métodos de Ensino

Na abordagem dos tópicos 1 e 2 as sessões colectivas são predominantemente teóricas. Na abordagem do tópico 3, que ocupará cerca de 1/4 da carga horária de contacto com os alunos, as aulas são de cariz eminentemente prático. Porém, mesmo nas sessões mais teóricas, prevê-se o recurso à análise e debate de textos ou estudos prospectivos, e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos, a partir de textos.

As sessões colectivas do tópico 3 são realizadas em sala de aula e incidem na exploração de software específico para cada um dos métodos abordados.

Os alunos também realizarão estudo autónomo, realizado individualmente ou em grupo. Uma plataforma de e-learning será usada para facilitar a partilha de recursos didácticos e a comunicação a distância.

A avaliação da aprendizagem é contínua e realizada mediante realização de exercícios/trabalho de grupo, em díades (90% da classificação final) e de uma prova escrita individual com perguntas de resposta curta (10%).

Bibliografia

BELL, Wendell (1997). Foundations of Futures Studies: Human Science for a New Era. Purposes, Knowledge. New Brunswick: Transaction Publications.

DE JOUVENEL, Hughes (2000). ?Brief Methodological Guide to Scenario Building, Technological Forecasting and Social Change?, Elsevier Science, Nº. 65, pp. 37-48.

GODET, Michel (1991). De l'anticipation à l'action: manuel de prospective et de stratégie. Paris: Dunod.

GODET, Michel (2006). Creating Futures. Scenario Planning as a Strategic Management Tool. France: Economica Ltd.

MIKLOS, Tomás (2008). Prospectiva, gobernabilidad e riesgo político: instrumentos para la acción. México: LIMUSA.

SARAGOÇA, José (2012). Diagnóstico e Prospectiva Social. Apontamentos. Évora: Universidade de Évora/ECS.

VÁSQUEZ, Javier Medina e ORTEGÓN, Edgar (2006). Manual de prospectiva y decisión estratégica: bases teóricas e instrumentos para América Latina y el Caribe. Santiago do Chile: CEPAL – ONU.