2025
Seminário de Investigação V
Nome: Seminário de Investigação V
Cód.: SOC10903D
5 ECTS
Duração: 30 semanas/140 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A UC dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos seminários de investigação que a precederam e
desenvolve-se num espaço de debate, reflexão crítica amigável e de apoio científico-pedagógico à
estruturação, redação e apresentação oral do trabalho até aqui realizado pelos estudantes.
Nesta fase, as investigações conducentes ao doutoramento já deverão estar significativamente avançadas,
pelo que esta UC, consiste fundamentalmente na consolidação desse trabalho sob a forma de tese.
Uma insistência particular será dada às competências de redação científica (segundo a tradição sociológica) à
estruturação da tese (quer em capítulos, quer sob a forma de artigos) e à apresentação pública dos resultados
(por forma a preparar e ensaiar o momento da defesa).
desenvolve-se num espaço de debate, reflexão crítica amigável e de apoio científico-pedagógico à
estruturação, redação e apresentação oral do trabalho até aqui realizado pelos estudantes.
Nesta fase, as investigações conducentes ao doutoramento já deverão estar significativamente avançadas,
pelo que esta UC, consiste fundamentalmente na consolidação desse trabalho sob a forma de tese.
Uma insistência particular será dada às competências de redação científica (segundo a tradição sociológica) à
estruturação da tese (quer em capítulos, quer sob a forma de artigos) e à apresentação pública dos resultados
(por forma a preparar e ensaiar o momento da defesa).
Conteúdos Programáticos
Esta UC é organizada na forma de Seminários e funcionará num ambiente de friendly criticism durante os
quais:
- serão apresentadas aos estudantes várias dissertações em Sociologia já defendidas e bem sucedidas, para
os confrontar com os diversos modelos possíveis de estruturação;
- serão lidos e discutidos capítulos e/ou partes das dissertações em curso, que já tenham sido redigidos pelos
estudantes, de modo a que todos se possam enriquecer com os diversos contributos;
- os estudantes ensaiarão a apresentação pública do trabalho até então realizado por forma a preparar e
ensaiar o momento da defesa;
- serão partilhados pelos estudantes os principais dilemas, obstáculos e problemas com que cada um deles se
confrontou durante a realização da investigação e debatidos os modos de os ultrapassar.
quais:
- serão apresentadas aos estudantes várias dissertações em Sociologia já defendidas e bem sucedidas, para
os confrontar com os diversos modelos possíveis de estruturação;
- serão lidos e discutidos capítulos e/ou partes das dissertações em curso, que já tenham sido redigidos pelos
estudantes, de modo a que todos se possam enriquecer com os diversos contributos;
- os estudantes ensaiarão a apresentação pública do trabalho até então realizado por forma a preparar e
ensaiar o momento da defesa;
- serão partilhados pelos estudantes os principais dilemas, obstáculos e problemas com que cada um deles se
confrontou durante a realização da investigação e debatidos os modos de os ultrapassar.
Métodos de Ensino
A ênfase do processo de ensino-aprendizagem é colocado nos estudantes. Preconiza-se a troca de ideias e de
pontos de vista, assumindo o docente o papel de facilitador e animador da discussão (numa situação de
primus inter pares), dando o seu próprio contributo após realizado o tour de table entre os alunos.
A avaliação é realizada a partir de critérios que se prendem com a assiduidade e a participação ativa nos
seminários.
pontos de vista, assumindo o docente o papel de facilitador e animador da discussão (numa situação de
primus inter pares), dando o seu próprio contributo após realizado o tour de table entre os alunos.
A avaliação é realizada a partir de critérios que se prendem com a assiduidade e a participação ativa nos
seminários.
Bibliografia
Não Aplicável.