2025
Seminário de Investigação II
Nome: Seminário de Investigação II
Cód.: SOC10900D
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O Seminário de Investigação II prossegue em continuidade os objectivos e conteúdos do Seminário de
Investigação II:
- favorecer a integração académica e institucional dos novos estudantes no programa de doutoramento em
Sociologia;
- promover um sentido de pertença a um novo grupo científico de pares e à comunidade académica
representada pelo consórcio e pelas instituições que integra;
- familiarizar os estudantes com o treino de competências de apresentação (escrita ou oral) do trabalho
científico, bem como da sua discussão;
- possibilitar uma abordagem coletiva, em contexto de seminário, à investigação individual realizada no âmbito
do projecto de doutoramento - acompanhar e inspirar a escrita do projecto individual de tese, que será
publicamente apresentado e avaliado no final do ano letivo
Investigação II:
- favorecer a integração académica e institucional dos novos estudantes no programa de doutoramento em
Sociologia;
- promover um sentido de pertença a um novo grupo científico de pares e à comunidade académica
representada pelo consórcio e pelas instituições que integra;
- familiarizar os estudantes com o treino de competências de apresentação (escrita ou oral) do trabalho
científico, bem como da sua discussão;
- possibilitar uma abordagem coletiva, em contexto de seminário, à investigação individual realizada no âmbito
do projecto de doutoramento - acompanhar e inspirar a escrita do projecto individual de tese, que será
publicamente apresentado e avaliado no final do ano letivo
Conteúdos Programáticos
De natureza interna e disciplinar, este Seminário é organizado em sessões onde
- são apresentados aos estudantes técnicas/ferramentas de recolha, tratamento e citação bibliográficos, bem
como fontes e bases de dados relativos a Portugal e à UE;
- são apresentados e discutidos projetos de doutoramento de alunos de anos anteriores, de modo a que se
familiarizem com os critérios de exigência científicos;
- são lidos e discutidos capítulos de teses já concluídas e defendidas, para que possam ser confrontados com
técnicas e estilos de escrita e estruturação das dissertações;
- os estudantes expõem e debatem coletivamente os seus projectos individuais de doutoramento nas suas
várias fases de elaboração de modo a que todos os possam enriquecer com os seus contributos.
-os estudantes preparam a apresentação final e discussão pública dos seus projectos
- são apresentados aos estudantes técnicas/ferramentas de recolha, tratamento e citação bibliográficos, bem
como fontes e bases de dados relativos a Portugal e à UE;
- são apresentados e discutidos projetos de doutoramento de alunos de anos anteriores, de modo a que se
familiarizem com os critérios de exigência científicos;
- são lidos e discutidos capítulos de teses já concluídas e defendidas, para que possam ser confrontados com
técnicas e estilos de escrita e estruturação das dissertações;
- os estudantes expõem e debatem coletivamente os seus projectos individuais de doutoramento nas suas
várias fases de elaboração de modo a que todos os possam enriquecer com os seus contributos.
-os estudantes preparam a apresentação final e discussão pública dos seus projectos
Métodos de Ensino
O seminário é claramente de natureza work in progress, informal e tutorial, e portanto o foco do sistema
ensino-aprendizagem é colocado nos estudantes.
Há uma intensa troca de ideias e de pontos de vista, e o docente assume um papel de facilitador e animador da
discussão (de primus inter pares), dando o seu próprio contributo após realizado o tour de table entre os
alunos.
A avaliação do estudante é realizada a partir de 4 critérios
- assiduidade ,
- a qualidade da participação nos seminários
- a qualidade da apresentação pública do projeto (no termo ano lectivo)
- a qualidade do projeto de dissertação
ensino-aprendizagem é colocado nos estudantes.
Há uma intensa troca de ideias e de pontos de vista, e o docente assume um papel de facilitador e animador da
discussão (de primus inter pares), dando o seu próprio contributo após realizado o tour de table entre os
alunos.
A avaliação do estudante é realizada a partir de 4 critérios
- assiduidade ,
- a qualidade da participação nos seminários
- a qualidade da apresentação pública do projeto (no termo ano lectivo)
- a qualidade do projeto de dissertação
Bibliografia
Não Aplicável
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria da Saudade Rodrigues Colaço Baltazar
- [responsável]