2024
Seminário Avançado em Sociologia I
Nome: Seminário Avançado em Sociologia I
Cód.: SOC10897D
4 ECTS
Duração: 15 semanas/112 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Centrado na discussão de investigações recentes ou em curso (nas várias etapas: objecto, questões teóricas de partida, metodologias de abordagem, resultados, etc), o SAS visa
-introduzir os estudantes nos desafios da pesquisa sociológica contemporânea, de ponta, em áreas temáticas consolidadas nos centros de investigação associados ao consórcio, através de investigadores neles envolvidos;
-proporcionar um diálogo exigente e benéfico entre investigadores e doutorandos, treinando a sua curiosidade, fortalecendo a sua formação/actualização disciplinar
-treinar competências de elaboração de perguntas, discussão e argumentação científicas
-promover sentido de pertença a novo grupo científico de pares, com culturas institucionais e geracionais distintas, e à comunidade académica representada pelo consórcio, através do conhecimento directo do trabalho realizado/em curso por especialidade
-fornecer pistas, referências (teóricas, metodológicas, empíricas) para as dissertações individuais
-introduzir os estudantes nos desafios da pesquisa sociológica contemporânea, de ponta, em áreas temáticas consolidadas nos centros de investigação associados ao consórcio, através de investigadores neles envolvidos;
-proporcionar um diálogo exigente e benéfico entre investigadores e doutorandos, treinando a sua curiosidade, fortalecendo a sua formação/actualização disciplinar
-treinar competências de elaboração de perguntas, discussão e argumentação científicas
-promover sentido de pertença a novo grupo científico de pares, com culturas institucionais e geracionais distintas, e à comunidade académica representada pelo consórcio, através do conhecimento directo do trabalho realizado/em curso por especialidade
-fornecer pistas, referências (teóricas, metodológicas, empíricas) para as dissertações individuais
Conteúdos Programáticos
Sendo um seminário de investigação que reúne num espaço regular de diálogo comum sociólogos (investigadores universitários) e doutorandos em sociologia, estrutura-se em torno de 2-3 blocos temáticos, definidos (em cada semestre, e indo ao encontro dos temas dos projectos de dissertação dos alunos) no interior de um conjunto mais vasto de areas temáticas - ora consolidadas ora emergentes - mas transversais e estratégicas na definição da identidade científica das várias UO do consórcio.
Foram já identificados os seguintes domínios: Sociologia Económica, do Trabalho e das Organizações; Sociologia do Território, das Mobilidades e do Ambiente: Sociologia da Cultura, Modos de Vida e Valores; Sociologia da Educação, da Criança e das Trajectórias de Vida; Sociologia da Família e do Género; Sociologia da População, Saúde,Envelhecimento; Sociologia política, comunicação,media.
Cada sessão consiste na apresentação e discussão de uma investigação em curso ou recentemente realizada.
Foram já identificados os seguintes domínios: Sociologia Económica, do Trabalho e das Organizações; Sociologia do Território, das Mobilidades e do Ambiente: Sociologia da Cultura, Modos de Vida e Valores; Sociologia da Educação, da Criança e das Trajectórias de Vida; Sociologia da Família e do Género; Sociologia da População, Saúde,Envelhecimento; Sociologia política, comunicação,media.
Cada sessão consiste na apresentação e discussão de uma investigação em curso ou recentemente realizada.
Métodos de Ensino
O Seminário Avançado em Sociologia está organizado em sessões de trabalho, asseguradas por investigadores convidados e especialistas de uma certa area temática da sociologia.
Para além da exposição inicial associada a uma primeira parte da sessão do Seminário (que é precedida pelo envio de um texto/artigo de apoio, bibliografia recomendada de apoio), contempla-se igualmente a orientação e acompanhamento da discussão suscitada pelos estudantes. A metodologia de ensino deve constituir um instrumento para treinar os alunos na formulação de perguntas com sentido e no desenvolvimento de capacidades de argumentação e fundamentação coerentes.
A avaliação terá em conta os seguintes critérios:
- Qualidade da participação do estudante no debate oral
- Qualidade de um texto de escrita científica sobre um dos projectos de investigação apresentados
Para além da exposição inicial associada a uma primeira parte da sessão do Seminário (que é precedida pelo envio de um texto/artigo de apoio, bibliografia recomendada de apoio), contempla-se igualmente a orientação e acompanhamento da discussão suscitada pelos estudantes. A metodologia de ensino deve constituir um instrumento para treinar os alunos na formulação de perguntas com sentido e no desenvolvimento de capacidades de argumentação e fundamentação coerentes.
A avaliação terá em conta os seguintes critérios:
- Qualidade da participação do estudante no debate oral
- Qualidade de um texto de escrita científica sobre um dos projectos de investigação apresentados
Bibliografia
A bibliografia, nacional e internacional, é seleccionada pela equipa docente no início de cada semestre, de modo a cobrir as areas tematicas seleccionadas e os diferentes investigadores que animarão o Seminário.
National and international bibliography is selected by the teaching team at the beginning of each semester, so that the chosen thematic areas and researchers are covered.
National and international bibliography is selected by the teaching team at the beginning of each semester, so that the chosen thematic areas and researchers are covered.
Equipa Docente
- Maria da Saudade Rodrigues Colaço Baltazar
- [responsável]