2024

Ciências na Sociedade

Nome: Ciências na Sociedade
Cód.: SOC10910D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo transmitir conhecimento sobre um dos domínios da sociologia - a sociologia da ciência -, dar a conhecer as diferentes vertentes do trabalho científico desenvolvido nesta área, proporcionar uma visão abrangente das ligações entre ciência e sociedade e estabelecer pontes com outros domínios disciplinares.
Visa ainda disponibilizar um enquadramento teórico para cada item programático mas também exemplos de casos empíricos de investigação neste domínio, estimular o interesse pelos diferentes temas abordados e providenciar instrumentos para aprofundar pesquisas autónomas sobre eles, promover a compreensão do funcionamento do sistema científico português, despertar a reflexão sobre a própria prática científica dos alunos e sensibilizar para a importância do envolvimento dos investigadores com os seus públicos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: o lugar da ciência nas sociedades contemporâneas
2. A sociologia da ciência: principais autores e tendências
3. Transformações recentes da atividade científica: sistemas, práticas, interações
4. A organização da ciência em Portugal: evolução e mutações
5. Riscos tecnocientíficos, conhecimento local e participação cidadã
6. Da divulgação de ciência ao envolvimento do público na ciência
7. As carreiras científicas: vocações, barreiras, oportunidades
8. Internacionalização da ciência: redes, colaborações, mobilidade
9. Interdisciplinaridade: virtudes e desafios
10. O lugar das ciências sociais na produção e disseminação da ciência
11. Interseções entre a ciência e outros domínios (ambiente, alimentação, energia, saúde)
12. Ciência e arte: as duas culturas revisitadas

Métodos de Ensino

Todas as aulas serão Teórico-Práticas: exposição do docente sobre o tema do conteúdo programático respetivo, seguida de um período de debate com os alunos. A exposição do docente será constituída por um enquadramento teórico da temática, com a apresentação dos principais conceitos e abordagens, que será complementado com a ilustração de casos empíricos de investigações desenvolvidas sobre o tema. Em cada aula será indicado uma referência bibliográfica principal (fornecida na aula anterior, de forma a possibilitar aos alunos a sua leitura prévia) e um conjunto de referências acessórias. Procurar-se-á encaminhar o debate de forma a abranger as áreas de interesse dos alunos (em que estão a desenvolver a sua tese de doutoramento).
A avaliação será sustentada na participação nas aulas e num trabalho final, escrito, de cerca de 20 páginas, a desenvolver sobre um dos itens do conteúdo programático. Haverá orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações.

Bibliografia

Costa, A. F., C. P. Conceição e P. Ávila (2007) “Cultura científica e modos de relação com a ciência”, in A. F.
Costa, F. L. Machado e P. Ávila (orgs.), Sociedade e Conhecimento-Portugal no Contexto Europeu, Lisboa:
Celta, 61 – 83.
Delicado, A. et al. (2013). Ciência, Profissão e Sociedade: Associações Científicas em Portugal. Lisboa:
Imprensa de Ciências Sociais
Gibbons, M., et al (1994) The New Production of Knowledge. The Dynamics of Science and Research in
Contemporary Societies. Londres: Sage
Hackett, E. J. et al. (2008) The Handbook of Science and Technology Studies. Cambridge MA: MIT Press.
Irwin, A. (1995) Citizen Science: A Study of People, Expertise and Sustainable Development. Londres:
Routledge.
Nunes, J. A. e M. E. Gonçalves (eds.) (2001) Enteados de Galileu? A Semi-periferia No Sistema Mundial de
Ciência. Porto: Afrontamento
Wynne, Brian. 1992. “Misunderstood Misunderstanding: Social Identities and Public Uptake of Science.” Public
Understanding of Science 1:281–304