2024

Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa

Nome: Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa
Cód.: SOC10909D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Aprofundar competências específicas na aplicação de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em ciências sociais, com incidência na sociologia.
- Capacitar os estudantes de dispositivos epistemológicos, metodológicos, técnicos e éticos que lhes permitam conhecer e discutir limites e potencialidades no uso de vários métodos e técnicas de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos.
- Discutir experiências de processos e desenhos de pesquisa empírica já desenvolvidos ou em curso
- Orientar os estudantes na escolha e exploração das metodologias e técnicas mais apropriadas aos seus respectivos objectos de pesquisa, apoiando-os na construção e planificação da estratégia metodológica a adoptar nos respectivos projectos de investigação.

Conteúdos Programáticos

1.Epistemologia e pluralismo metodológico na sociologia: potencialidades dos métodos qualitativos
2.Abordagem etnográfica: observações de terreno e diários de campo
3. Abordagem biográfica: relatos e histórias de vida; memória pessoal e coletiva
4. Usos da história oral, de arquivos e de fontes documentais
5. Metodologias de investigação on-line
6. Usos da imagem e de tecnologias visuais
7. Usos da técnica de entrevista Entrevistas e grupos de discussão: diversidade de procedimentos
8. Metodologias participativas e de investigação-ação
9. Procedimentos de análise de conteúdo
10. Estudo de casos

Métodos de Ensino

Sessões organizadas para sensibilizarem os alunos para a relevância das metodologias qualitativas,estimulando para uma compreensão crítica do seu uso e dos desafios que enfrentarão no contexto dos seus próprios proj de investigação.
A sequência das sessões,planeada pelo docente responsável, visa assegurar uma abordagem integral dos principais métodos de pesquisa qualitativa,embora surjam tópicos transversais como os que se referem aos protocolos éticos.As duas primeiras sessões serão ministradas pelo responsável da UC,sendo as restantes maioritaria/ ministradas por investig convid no sentido de apresentarem e discutirem estratégias metodol aplicadas em contextos concretos de pesquisa empírica.
Avaliação:Um texto escrito pelo aluno,onde se apresenta, justifica e discute a estratégia metodológica a seguir no respetivo proj de dissertação;em alternativa,a elabor ensaio com incidência numa estratégica metodol abordada no semestre,com revisão crítica de literatura.

Bibliografia

DENZIN, N. K., Y. S. Lincoln (eds.) (2000), Handbook of qualitative research, Thousand Oaks, Sage.
LEE-TREWEEK,G.; S. Linkogle. (eds.) (2000), Danger in the field: risk and ethics in social research, Londres, Routledge.
EZZY, D. (2002), Qualitative analysis: practice and innovation, Londres, Routledge.
GLASER, B. G. & A. L. Strauss (2009), The Discovery of Grounded Theory, New Brunswick, Aldine Transaction.
GRAWITZ, M. (1990), Méthodes des Sciences Sociales, Paris, Dalloz.
MARSHALL, C.; G. B. Rossman (2010), Designing qualitative research, Los Angeles, Sage.
MARTINS, J. S. (2008), Sociologia da Fotografia e da Imagem, São Paulo, Editora Contexto.
MERRILL, B. & L. West (2009), Using Biographical Methods in Social Research, Londres, Sage.
SARDAN, J. P. O. (2008), La rigueur du qualitatif, Louvain-La-Neuve, Bruylant - Academia.
WOLCOTT, H. F. (1999), Ethnography: A way of seeing. Walnut Creek, CA, AltaMira Press.

Equipa Docente (2023/2024 )