2026

Controlo de Qualidade e Modelação de Risco

Nome: Controlo de Qualidade e Modelação de Risco
Cód.: MAT13597D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e metodologias fundamentais de controlo de qualidade, fiabilidade e análise de sobrevivência, ficando a conhecer diversos tipos de cartas de controlo, diversos esquemas e planos de amostragem em controlo de qualidade, formas de aferir a capacidade de um processo ou serviço, conceitos fundamentais de fiabilidade/sobrevivência e como modelar o risco de ocorrência de um determinado evento.
Os estudantes devem ficar capacitados para:
• Implementar o controlo estatístico de um processo ou serviço, avaliar a sua capacidade e a do sistema de medição;
• Avaliar o desempenho de diferentes esquemas de amostragem em controlo de qualidade;
• Estimar a fiabilidade de diferentes equipamentos;
• Modelar o risco associado à ocorrência de um determinado evento, conseguindo aplicar a melhor abordagem em cada situação e interpretar, de uma forma crítica, os resultados obtidos;
• Entender a literatura relacionada e realizar investigação.

Conteúdos Programáticos

Cartas de controlo por variáveis e por atributos.
Políticas de amostragem em controlo de qualidade. Propriedades estatísticas. Medidas de desempenho.
Análise de capacidade de um processo.
Capacidade do sistema de medição.
Planos de amostragem por aceitação.
Fiabilidade e sobrevivência.
Sistemas em série e em paralelo.
Modelos paramétricos e semi-paramétricos de modelação do risco.
Políticas de inspeção de sistemas.

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a dados reais de diferentes áreas. As sessões incluem a modelação e análise de dados reais com o auxílio do software estatístico apropriado.
Enfoque na interpretação crítica e análise de dados.

Avaliação:
Contínua : com a realização de 3 a 4 trabalhos individuais ou em grupo.
Exame final : caso a média dos trabalhos submetidos na avaliação contínua não seja igual ou superior a 10.

Bibliografia

Carey, R., Stake, L. (2003). Improving Healthcare with Control Charts: Basic and Advanced SPC Methods and Case Studies, ASQ.
Carvalho, S., Androzzi, L., Codeço, T., Campos, P., Barbosa, S., Shimakura, E. (2011). Análise de sobrevivência, 2nd Ed., Fiocruz.
Colossimo, E., Giolo, S. (2006). Análise de Sobrevivência Aplicada, Edgard Blucher.
Gomes, I., Figueiredo, F., Barão, M. (2010). Controlo Estatístico da Qualidade, 2nd Ed., SPE.
Hosmer, D., Lemeshow, S., May, S. (2011). Applied Survival Analysis, Wiley.
Klein, J., van Houwelingen, H., Ibrahim, J., Scheike, H. (2019). Handbook of Survival Analysis, Chapman and Hall/CRC.
Mitra, A. (2016). Fundamentals of Quality Control and Improvement, 4th Ed, Wiley.
Montgomery, C. (2012). Introduction to Statistical Quality Control, 7th Ed., Wiley.
Rausand, M., Hoyland, A. (2003). System Reliability Theory: Models, Statistical Methods, and Applications, 2nd Ed., John Wiley.
Ryan, P. (2011). Statistical Methods for Quality Improvement, 3rd Ed, Wil