2024
Tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias
Nome: Tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias
Cód.: MAT11692D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Matemática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram competências ao nível da fundamentação teórica dos diferentes
métodos para demonstrar a existência de soluções periódicas para equações diferenciais ordinárias.
métodos para demonstrar a existência de soluções periódicas para equações diferenciais ordinárias.
Conteúdos Programáticos
Teoremas de deformação, de passagem da montanha, de ponto sela e de enlace.
Teoria do grau topológico em dimensão finita e infinita.
Aplicações a equações diferenciais ordinárias e parciais.
Teoremas de ponto fixo.
Método das sub e das sobre-soluções aplicado a problemas com valores na fronteira: método directo,
método iterativo monótono, existência de soluções extremas.
Teoria do grau topológico em dimensão finita e infinita.
Aplicações a equações diferenciais ordinárias e parciais.
Teoremas de ponto fixo.
Método das sub e das sobre-soluções aplicado a problemas com valores na fronteira: método directo,
método iterativo monótono, existência de soluções extremas.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo utilizada uma metodologia expositiva estruturada para a
apresentação dos conteúdos programáticos, apoiada em exemplificação com ênfase para as aplicações.
Além disso, os alunos realizarão um trabalho escrito.
A avaliação da UC de Tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias consiste num teste escrito e num
trabalho escrito elaborado pelo aluno ou num exame final escrito, com a possibilidade de realização de
exame de recurso.
apresentação dos conteúdos programáticos, apoiada em exemplificação com ênfase para as aplicações.
Além disso, os alunos realizarão um trabalho escrito.
A avaliação da UC de Tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias consiste num teste escrito e num
trabalho escrito elaborado pelo aluno ou num exame final escrito, com a possibilidade de realização de
exame de recurso.
Bibliografia
H. Amann: Ordinary Differential Equation-An Introduction to Nonlinear Analysis, De Gruyter Studies in
Mathematics, vol. 13, Walter de Gruyter & C.ª, Berlin, 1990.
I. Fonseca e W. Gangbo, Degree theory in Analysis and applications, Oxford University Press Inc., New
York, 1995.
M. Ramos: Curso Elementar de Equações Diferenciais, Textos de Matemática, vol. 14, Departamento de
Matemática da Fac. Ciências de Lisboa, 2000.
Mathematics, vol. 13, Walter de Gruyter & C.ª, Berlin, 1990.
I. Fonseca e W. Gangbo, Degree theory in Analysis and applications, Oxford University Press Inc., New
York, 1995.
M. Ramos: Curso Elementar de Equações Diferenciais, Textos de Matemática, vol. 14, Departamento de
Matemática da Fac. Ciências de Lisboa, 2000.
Equipa Docente
- Feliz Manuel Barrão Minhós [responsável]