2025
Seminário de Acompanhamento IV
Nome: Seminário de Acompanhamento IV
Cód.: HIS10013D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/168 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O principal objectivo deste Seminário é estimular (OA1) e apoiar (OA2) o trabalho de investigação dos doutorandos inscritos no último semestre do PIUDH, em articulação com o acompanhamento científico personalizado que lhes é fornecido pelos respectivos orientadores.
Pretendemos igualmente que o Seminário constitua um fórum onde os doutorandos possam apresentar e discutir resultados parciais das investigações em curso, de forma a desenvolverem o espírito crítico (OA3) e a capacidade de comunicar, oralmente (OA4) e por escrito (OA5), com os seus pares e a restante comunidade académica sobre os problemas específicos que investigam.
Pretendemos igualmente que o Seminário constitua um fórum onde os doutorandos possam apresentar e discutir resultados parciais das investigações em curso, de forma a desenvolverem o espírito crítico (OA3) e a capacidade de comunicar, oralmente (OA4) e por escrito (OA5), com os seus pares e a restante comunidade académica sobre os problemas específicos que investigam.
Conteúdos Programáticos
Dada a grande diversidade temática e cronológica das teses propostas, pareceu-nos mais adequado não impor um programa com temas e bibliografia pré-estabelecidos, construindo-o antes em função dos interesses e necessidades que os referidos doutorandos forem exprimindo à medida que as respectivas pesquisas progredirem.
Métodos de Ensino
As sessões do seminário serão organizadas de modo a permitir numa 1ª parte uma exposição breve, pelos doutorandos, dos problemas e dificuldades com que se vão deparando, para troca de experiências e de propostas de solução entre colegas e docentes. Na segunda parte, apresentarão oralmente os resultados parciais da sua pesquisa e será feita discussão colectiva. Desta forma se procurará associar, ao aconselhamento em termos teóricos, metodológicos e bibliográficos, a crítica sistemática, pelos pares e pelos docentes, dos trabalhos.
O desempenho dos alunos será avaliado através de três componentes:
1 - Participação regular nas aulas através de perguntas e comentários sobre as exposições feitas pelos colegas (20%).
2 - Redacção de 1 capítulo da tese, cujo resumo será apresentado oralmente numa aula em data a combinar com antecedência (30%).
3 - Entrega de 1 trabalho final, consistindo nesse mesmo capítulo da tese, corrigido e completado segundo as sugestões dadas durante a discussão (50%).
O desempenho dos alunos será avaliado através de três componentes:
1 - Participação regular nas aulas através de perguntas e comentários sobre as exposições feitas pelos colegas (20%).
2 - Redacção de 1 capítulo da tese, cujo resumo será apresentado oralmente numa aula em data a combinar com antecedência (30%).
3 - Entrega de 1 trabalho final, consistindo nesse mesmo capítulo da tese, corrigido e completado segundo as sugestões dadas durante a discussão (50%).
Bibliografia
Neste modelo de seminário, não é pertinente o estabelecimento de uma bibliografia a priori, sendo sugeridas em cada sessão as obras que mais se adequem à investigação feita por cada um dos doutorandos.