2025

Seminário Metodológico

Nome: Seminário Metodológico
Cód.: HIS09278D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/168 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O Seminário Metodológico (SM) procura actualizar e aprofundar conhecimentos sobre os principais temas e problemas de investigação em domínios historiográficos cruciais para a obtenção de formação avançada em História, tendo em atenção as áreas de especialização previstas no PIUDH. Pretende-se que, ao longo do semestre, os estudantes:
OA1. Mantenham familiaridade com distintas correntes metodológicas em diferentes domínios historiográficos.
OA2. Acompanhem debates recentes sobre temas de cultura historiográfica.
OA3. Compreendam a importância dos debates teóricos e metodológicos para a pesquisa de fontes documentais e análise crítica de fontes secundárias.
OA4. Desenvolvam a capacidade de comunicar oralmente e por escrito sobre temas de interesse universal para historiadores.
OA5. Desenvolvam técnicas avançadas de pesquisa, leitura e análise crítica de bibliografia especializada.

Conteúdos Programáticos

O SM compreende 6 áreas de problemas onde se desenvolvem os seus conteúdos programáticos:
CP1. Questões gerais de objecto e método em História.
CP2. Lições da história para a compreensão da crise.
CP3. Questões metodológicas em história de arte.
CP4. Família e colectivo na História: perspectivas de abordagem.
CP5. História e historiografia da ciência.
CP6. Debate sobre historiografia portuguesa recente.

Métodos de Ensino

As aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição magistral pelo docente e uma grande participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia de referência. Alguns seminários contam com a colaboração de especialistas convidados. O desempenho dos alunos será avaliado através de duas componentes:
- Participação regular nas aulas através de perguntas e comentários sobre as exposições e bibliografia obrigatória (40%).
- Realização de 2 relatórios individuais, cada um com a dimensão aproximada de 2500 palavras, sobre 2 temas a escolher entre os 5 temas que serão objecto de tratamento aprofundado nas aulas (60%). Os trabalhos poderão revestir a forma de resenha crítica dos livros ou artigos em análise nas aulas, ou de reflexão e problematização sobre algumas das matérias que tenham sido objecto de exposição.

Bibliografia

Adam Budd, The Modern Historiography Reader. Western Sources. London and New York: Routledge, 2009.
David Cannadine (ed.), What is History Now? London: Palgrave Macmillan, 2002. [trad. Portug., Que é a História Hoje. Lisboa: Gradiva, 2006]
Richard Evans, In Defence of History. London: Granta Books, 2000. [trad. port. Em Defesa da História. Lisboa: Temas e Debates, 2000]
Georg. G. Iggers and Q. Edward Wang, A Global History of Modern Historiography. London: Pearson Longman, 2008.
Arthur Marwick, The New Nature of History. Knowledge, Evidence, Language. London: Palgrave Macmillan, 2001.
John Tosh, The Pursuit of History: Aims, Methods and New Directions in the Study of Modern History. London : Longman, 2006 (4th edition).

Equipa Docente (2024/2025 )

  • [responsável]