2024

Seminario da Especialidade I (Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo)

Nome: Seminario da Especialidade I (Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo)
Cód.: HIS10051D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/168 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Este seminário cobre de forma articulada as áreas de estudos sobre impérios, colonialismo e pós-colonialismo. Dá prioridade a questões de natureza mais teórica, conceptual, metodológica e historiográfica.
Definem-se conceitos, estabelecem-se tipologias e analisam-se as principais correntes e debates que atravessam os estudos sobre impérios, colonialismo e pós-colonialismo.
Pretende-se que os alunos:
OA1 Dominem o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas do campo disciplinar de impérios, colonialismo e pós-colonialismo.
OA2 Tomem conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade.
OA3 Aprofundem a reflexão crítica sobre alguns dos temas actualmente mais relevantes deste campo disciplinar.
OA4 Desenvolvam a capacidade de debater e comunicar oralmente com especialistas e não especialistas.
OA5 Desenvolvam técnicas avançadas de pesquisa, leitura e análise crítica de bibliografia especializada.

Conteúdos Programáticos

O Programa compreende 4 conteúdos programáticos principais:
CP1. Impérios: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas.
CP2. Colonialismo: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas.
CP3. Pós-Colonialismo: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas.
CP4. Temas historiográficos seleccionados.

Métodos de Ensino

Além de exigir a presença em um mínimo de 75% das sessões, a avaliação assenta em duas componentes
principais, cada uma com uma ponderação de 50% na nota final:
AV1. Participação activa nos debates e nas discussões em aula, a partir da preparação e apresentação de
leituras seleccionadas.
AV2. Elaboração de um Ensaio Bibliográfico sobre um tema da especialidade.
Todas as aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição magistral pelo docente e uma grande
participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia de referência. Alguns
seminários contam com a colaboração de especialistas convidados. Tanto este modelo de aulas como o
sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em
detrimento do saber transmitido.

Bibliografia

A bibliografia básica é constituída por cerca de 20 títulos, incluindo autores de referência na área, como:
Adelman, Armitage, Bayly, Bentley, Benton, Black, Chakrabarty, Colley, Cooper, Doyle, Games, Greene,
Gruzinski, Hopkins, Howe, Inikori, Middell, O’Brien, Pagden, Pomeranz, Pomper, Prakash, Reynolds, Russell-
Wood, Sachsenmaier, Schaub, Seed, Subrahmanyam, Turchin.

Equipa Docente (2022/2023 )