2025
Empreendedorismo e Inovação
Nome: Empreendedorismo e Inovação
Cód.: GES12560D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo preparar os alunos para fazerem investigação em Empreendedorismo e Inovação:
-espírito empreendedor e capacidade de identificar e compreender a importância da inovação;
-capacidade de interligar os elementos essenciais do empreendedorismo e inovação;
-capacidade de compreensão o processo empreendedor e os vários modelos e dinâmicas da inovação ;
-compreensão dos elementos fundamentais na literatura na área de empreendedorismo e inovação.
A unidade desenvolve as seguintes competências/conhecimentos: i) um conhecimento sólido sobre empreendedorismo e inovação e a sua dinâmica; (ii) perceber a relação entre exemplos práticos e teoria; (iii) conhecimento dos principais modelos de inovação; (iv) capacidade de aprendizagem contínua na área de empreendedorismo e inovação.
-espírito empreendedor e capacidade de identificar e compreender a importância da inovação;
-capacidade de interligar os elementos essenciais do empreendedorismo e inovação;
-capacidade de compreensão o processo empreendedor e os vários modelos e dinâmicas da inovação ;
-compreensão dos elementos fundamentais na literatura na área de empreendedorismo e inovação.
A unidade desenvolve as seguintes competências/conhecimentos: i) um conhecimento sólido sobre empreendedorismo e inovação e a sua dinâmica; (ii) perceber a relação entre exemplos práticos e teoria; (iii) conhecimento dos principais modelos de inovação; (iv) capacidade de aprendizagem contínua na área de empreendedorismo e inovação.
Conteúdos Programáticos
Parte I- Empreendedorismo
1.1 Caracterização do empreendedorismo
1.2 Análise comparativa de empreendedorismo
1.3 O processo empreendedor
1.4 Intra-empreendedorismo
1.5 Empreendedorismo e inovação
Parte II - As Dinâmicas da Inovação
2.1 Tecnologia e Inovação
2.2 O Dilema do Inovador: Inovação de Ruptura versus Sustentável
2.3 Design Dominante
2.4 Modelo integrado
2.5 Difusão de inovação
1.1 Caracterização do empreendedorismo
1.2 Análise comparativa de empreendedorismo
1.3 O processo empreendedor
1.4 Intra-empreendedorismo
1.5 Empreendedorismo e inovação
Parte II - As Dinâmicas da Inovação
2.1 Tecnologia e Inovação
2.2 O Dilema do Inovador: Inovação de Ruptura versus Sustentável
2.3 Design Dominante
2.4 Modelo integrado
2.5 Difusão de inovação
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Além de estudo de cada um dos tópicos no programa nas aulas, as sessões incluem discussão de casos elaboração de estratégia de inovação para uma empresa, apresentação de casos e partilha e discussão de experiências. Nos estudos de casos ou nas revisões de literatura estado de arte os alunos podem desenvolver mais qualquer tópico do programa.
Durante o decorrer da disciplina, usamos também material de acesso aberto (open source), isto é, em forma de apresentações de vídeo, disponíveis no site de ensino aberto.
Divulgação dos conteúdos da aula e da bibliografia (com a indicação dos textos fundamentais), com a antecedência de uma semana, através da página dos alunos na intranet da Universidade de Évora, http://www.alunos.mosi.uevora.ptusando para o efeito a plataforma de e-learning da Universidade.: www.moodle.uevora.pt, criada para flexibilizar os ensinos da Universidade de Évora.
Durante o decorrer da disciplina, usamos também material de acesso aberto (open source), isto é, em forma de apresentações de vídeo, disponíveis no site de ensino aberto.
Divulgação dos conteúdos da aula e da bibliografia (com a indicação dos textos fundamentais), com a antecedência de uma semana, através da página dos alunos na intranet da Universidade de Évora, http://www.alunos.mosi.uevora.ptusando para o efeito a plataforma de e-learning da Universidade.: www.moodle.uevora.pt, criada para flexibilizar os ensinos da Universidade de Évora.
Bibliografia
Drucker, Peter F. Innovation and Entrepreneurship, Practice and Principles. Harper & Row, Publishers, Inc, 1985
Sarkar, S. (2007) Innovation, Market Archetypes and Outcome An Integrated Framework, Heidelberg: Springer-Verlag (ISBN 978-3-7908-1945-8).
Sarkar, S. (2013), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa: Escolar Editora
(ISBN: 978-972-592-269-9). 3ª Edição (Março 2013)
Artigos selecionados.
Sarkar, S. (2007) Innovation, Market Archetypes and Outcome An Integrated Framework, Heidelberg: Springer-Verlag (ISBN 978-3-7908-1945-8).
Sarkar, S. (2013), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa: Escolar Editora
(ISBN: 978-972-592-269-9). 3ª Edição (Março 2013)
Artigos selecionados.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Soumodip Sarkar [responsável]