2025
Tópicos de Gestão Estratégica
Nome: Tópicos de Gestão Estratégica
Cód.: GES12559D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver:
A - Conhecimento técnico e científico aprofundado em temas específicos da gestão estratégica;
B - Capacidades de envolvência e de participação na decisão estratégica;
C - Visão holística e perícia no aproveitamento de oportunidades estratégicas;
D - Capacidades de investigação, síntese, trabalho em equipa, flexibilidade e argumentação.
A - Conhecimento técnico e científico aprofundado em temas específicos da gestão estratégica;
B - Capacidades de envolvência e de participação na decisão estratégica;
C - Visão holística e perícia no aproveitamento de oportunidades estratégicas;
D - Capacidades de investigação, síntese, trabalho em equipa, flexibilidade e argumentação.
Conteúdos Programáticos
1 Teoria e prática estratégica: Da intencionalidade à emergência;
2 Conceitos, instrumentos, abordagens e contextos de aplicação: Da visão baseada no mercado à visão baseada nos recursos;
3 Pensar e agir estrategicamente para uma gestão competente: dinâmicas coopetitivas, de inovação e de internacionalização;
4 A abordagem global do planeamento estratégico: Do clássico ao moderno;
5 A investigação em estratégia.
2 Conceitos, instrumentos, abordagens e contextos de aplicação: Da visão baseada no mercado à visão baseada nos recursos;
3 Pensar e agir estrategicamente para uma gestão competente: dinâmicas coopetitivas, de inovação e de internacionalização;
4 A abordagem global do planeamento estratégico: Do clássico ao moderno;
5 A investigação em estratégia.
Métodos de Ensino
a) O método adotado para aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no designado modelo ensino-investigação-aplicação, pelo que as sessões letivas compreendem: sessões expositivas, leituras acompanhadas, sessões de trabalho em equipa e de discussão sobre os trabalhos realizados (método role-playing);
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em papel ou em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora); Através da plataforma Moodle é assegurada a interação não presencial (tutorial) com o aluno.
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em papel ou em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora); Através da plataforma Moodle é assegurada a interação não presencial (tutorial) com o aluno.
Avaliação
A avaliação é baseada no desempenho em diversas provas (estudos de caso, trabalhos «tópicos de leituras acompanhadas»), individuais e em grupo, com ponderações diferenciadas para a classificação final.
Bibliografia
BARNEY, J. & W. Hesterly (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, Global E.
FREIRE, A. (2020). Estratégia Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais, Bertrand.
GRANT, R. (2016). Contemporary Strategy Analysis, 9th. Ed., Wiley.
KIM, W. & Mauborgne, R. (2017). Blue Ocean Shift: Beyond Competing, New York: Hachette Book Group.
KIM, W. & R. Mauborgne (2015). Estratégia Oceano Azul. Conjuntura Actual.
MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. Bk Publishers Inc., Oakland.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity, Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica. Escolar Editora.
WHEELEN, T.; J. Hunger, A. Hoffman & C. Bamford (2019). Concepts in Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability.
WHITTINGTON, J.; P. Regnér; D. Angwin; G. Johnson & K. Sholes (2020). Exploring Strategy, Pearson, 12ª Ed.
FREIRE, A. (2020). Estratégia Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais, Bertrand.
GRANT, R. (2016). Contemporary Strategy Analysis, 9th. Ed., Wiley.
KIM, W. & Mauborgne, R. (2017). Blue Ocean Shift: Beyond Competing, New York: Hachette Book Group.
KIM, W. & R. Mauborgne (2015). Estratégia Oceano Azul. Conjuntura Actual.
MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. Bk Publishers Inc., Oakland.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity, Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica. Escolar Editora.
WHEELEN, T.; J. Hunger, A. Hoffman & C. Bamford (2019). Concepts in Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability.
WHITTINGTON, J.; P. Regnér; D. Angwin; G. Johnson & K. Sholes (2020). Exploring Strategy, Pearson, 12ª Ed.
Equipa Docente (2024/2025 )
- António João Coelho de Sousa [responsável]