2025

Tópicos de Gestão Estratégica

Nome: Tópicos de Gestão Estratégica
Cód.: GES12559D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver:
A - Conhecimento técnico e científico aprofundado em temas específicos da gestão estratégica;
B - Capacidades de envolvência e de participação na decisão estratégica;
C - Visão holística e perícia no aproveitamento de oportunidades estratégicas;
D - Capacidades de investigação, síntese, trabalho em equipa, flexibilidade e argumentação.

Conteúdos Programáticos

1 – Teoria e prática estratégica: Da intencionalidade à emergência;
2 – Conceitos, instrumentos, abordagens e contextos de aplicação: Da visão baseada no mercado à visão baseada nos recursos;
3 – Pensar e agir estrategicamente para uma gestão competente: dinâmicas coopetitivas, de inovação e de internacionalização;
4 – A abordagem global do planeamento estratégico: Do clássico ao moderno;
5 – A investigação em estratégia.

Métodos de Ensino

a) O método adotado para aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no designado modelo “ensino-investigação-aplicação”, pelo que as sessões letivas compreendem: sessões expositivas, leituras acompanhadas, sessões de trabalho em equipa e de discussão sobre os trabalhos realizados (método role-playing);
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em papel ou em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora); Através da plataforma Moodle é assegurada a interação não presencial (tutorial) com o aluno.

Avaliação

A avaliação é baseada no desempenho em diversas provas (estudos de caso, trabalhos «tópicos de leituras acompanhadas»), individuais e em grupo, com ponderações diferenciadas para a classificação final.

Bibliografia

BARNEY, J. & W. Hesterly (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, Global E.
FREIRE, A. (2020). Estratégia Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais, Bertrand.
GRANT, R. (2016). Contemporary Strategy Analysis, 9th. Ed., Wiley.
KIM, W. & Mauborgne, R. (2017). Blue Ocean Shift: Beyond Competing, New York: Hachette Book Group.
KIM, W. & R. Mauborgne (2015). Estratégia Oceano Azul. Conjuntura Actual.
MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. Bk Publishers Inc., Oakland.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity, Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica. Escolar Editora.
WHEELEN, T.; J. Hunger, A. Hoffman & C. Bamford (2019). Concepts in Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability.
WHITTINGTON, J.; P. Regnér; D. Angwin; G. Johnson & K. Sholes (2020). Exploring Strategy, Pearson, 12ª Ed.

Equipa Docente (2024/2025 )