2023

Epistemologia da Ciência

Nome: Epistemologia da Ciência
Cód.: FIL13966D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Compreender as problemáticas fundamentais da epistemologia da ciência, em torno da fundamentação, metodologias, justificação e progressão da investigação científica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender as problemáticas fundamentais da epistemologia da ciência, em torno da fundamentação, metodologias, justificação e progressão da investigação científica.
2.Compreender os contributos da História e Filosofia da Ciência, e dos Estudos de Ciência e Tecnologia para a compreensão dos temas e problemas epistemológicos.
3.Atender às questões epistemológicas inerentes à pesquisa, em âmbito disciplinar, multi-, inter- e transdisciplinar.
4.Compreender e atender às problemáticas das epistemologias específicas.
5.Compreender a dinâmica das comunidades científicas e os processos inerentes à globalização da investigação científica

Conteúdos Programáticos

1.A Epistemologia contemporânea e as contribuições da História e Filosofia da Ciência, Estudos da Ciência e Tecnologia.
2.A Revolução Científica e suas repercussões. A unidade de conhecimento e a organização das disciplinas. O problema da demarcação: ciência e senso comum, religião, arte e poder.
3.Crenças, metodologias, verdades científicas e justificação. As virtudes epistemológicas. Ciência normal, controvérsias e inovação.
4.A veracidade científica: as dimensões lógico-formal, empírica e hermenêutica. Práticas e “zonas de negociação”. A lógica da descoberta e da justificação. Personae, objectivação e ontologias.
5. Epistemologias especiais: as epistemologias das ciências sociais, das ciências da vida, das engenharia e tecnologias, das artes. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.
6. A dinâmica das comunidades científicas e os desafios da globalização da ciência: problemas de cultura, funcionamento e ética científica.

Métodos de Ensino

Métodos: 1.1 exposições pelos docentes; 1.2 comentários de textos; 1.3 recensões críticas; 1.4 debates temáticos.
Avaliação: 2.1 participação nos debates temáticos; 2.2 apresentações e discussões de trabalhos; 2.3 provas escritas parcelares; 2.4 exames; 2.5 provas orais complementares.

Bibliografia

BRANDAO DA LUZ, J., Introdução à Epistemologia. Conhecimento. Verdade e História. Lisboa: INCM, 2002.
BERNECKER, S. &PRITCHARD, D. (ed.s) The Routledge Companion to Epistemology, 2011
BERNECKER, S. Reading Epistemology Selected. 2006
CHRISTIANSEN,D.& LACKEY, J, The Epistemology of Disagreement. New Essays. Oxford: OUP, 2013.
DASTON, L. & GALISON. P. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.
ECHEVERRIA, Javier, Introdução à metodologia da ciência. Coimbra: Almedina, 2003.
GIL, F., (coord.). A ciência tal como se faz. Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1999.
McGREW, T., ALSPECTOR-KELLY, M.,ALLHOFF, F., Philosophy of Science. An Historical Anthology. London: Blackwell, 2009.
POMBO, Olga, Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas. Lisboa: Duarte Reis, 2006.
SHAEFFER, S.&SHAPIN. S. Hobbes Leviathan and the air-pump..Princeton Univ.Press, 1985.
SHAPIN, S. The Social History of Truth. Chicago: CUP, 1994
SHAPIN, S. The Scientific Life. A Moral History of a Late Modern Vocation. Chicago: C

Equipa Docente