2024

Seminário Temático 8

Nome: Seminário Temático 8
Cód.: FIL12635D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1) Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns
dos projetos de doutoramento
2) Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3) Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4) Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5) Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das
temáticas dos seus projetos nascentes
6) Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.

Conteúdos Programáticos

Filosofia e Pensamento Português

Módulo 1:
A problemática das filosofias situadas:
De O Problema da Filosofia Portuguesa (Álvaro Ribeiro, 1943) à controvérsia (1955-58). A reformulação
do problema em termos culturais e como horizonte de investigação.

Módulo 2:
O pensamento de José Marinho:
A ética-metafísica da juventude: os Aforismos sobre O Que Mais Importa (1932) e os “Ensaios de
Aprofundamento”.
A concepção da Teoria do Ser e da Verdade (1943-61). A nova nomeação do espírito e as
responsabilidades do pensador.
O pensar anómico: “Da Assunção do Nada para a Liberdade Divina” (1960-1975).

Módulo 3:
O pensamento de Eduardo Lourenço:
Heterodoxias (1949) e a situação portuguesa.
O Labirinto da Saudade (1974) e Nós e a Europa (1988): a “psicanálise mítica do destino português”.
A literatura como modo de pensar: O Tempo e a Poesia (1974). O caso Pessoa: Fernando Rei da Nossa
Baviera (1986).
O “esplendor do caos”, as mitologias europeias: L'Europe désenchantée (1994) e Portugal: Mythologie
de la saudade (2000).

Métodos de Ensino

O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins

A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).

Bibliografia

BOTELHO, A.-TEIXEIRA, A. B., Filosofia da Saudade. Lisboa: IN-CM, 1986.
CALAFATE, P., História do Pensamento Filosófico Português, 5 Volumes. Lisboa: Caminho, 1999-2005.
GIL, F.-MACEDO, H. , Viagens do olhar : retrospecção, visão e profecia no Renascimento português. Porto
: Campo das Letras, 1998.
GIL, F., Tratado da Evidência. Lisboa. IN-CM, 1996.
GOMES, J.P., Teodiceia portuguesa contemporânea. Lisboa: Sampedro, 1975.
ENES, J., Linguagem e Ser. Lisboa: IN-CM, 1986.
ENES, J., Noeticidade e Ontologia. Lisboa: IN-CM, 1998.
LOURENCO, E., Obras, 1 Vol. publicado. Lisboa: FCG, 2012-
MARINHO, José, Obras, 12 vols. publicados, Lisboa: IN-CM, 1994-
MARINHO, J. , Verdade, Condição e Destino no Pensamento Português Contemporâneo. Porto, Lello,
1976.
QUENTAL, A., Filosofia. Ponta Delgada, Comunicação-Universidade dos Açores, 199
PESSOA, F., Livro do Desassossego. Lisboa: Assírio e Alvim, 1998.
RIBEIRO; A., O Problema da Filosofia Portuguesa. Lisboa. Inquérito, 1943.

Equipa Docente (2023/2024 )