2024

Ciência Aberta e estratégias de comunicação e disseminação

Nome: Ciência Aberta e estratégias de comunicação e disseminação
Cód.: HIS13970D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design, História, Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Os conteúdos procuram oferecer de forma crítica e problemática recursos recentes para transformar um doutorando num produtor de ciência, num dinamizador do conhecimento e num criador. Sempre sem perder o espírito crítico e a sensibilidade ética.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Do ponto de vista dos conteúdos:
- Dominar os fundamentos da Ciência Aberta e as suas implicações
- Conhecer como publicar os resultados da investigação
- Saber como defender a propriedade intelectual, sem inibir o acesso aberto
- Reconhecer a importância presente e futura dos metadados e dos dados ligados
- Adequar a comunicação de Ciência a diferentes audiências
2.Competências:
- Planear e desenvolver inovação, em ambiente interdisciplinar e transnacional
- Estimular a publicação de resultados e o empreendedorismo científico em geral
- Desenvolver a consciência dos impactos da Ciência, tendo em vista a inovação e o bem-estar social
- Reconhecer a importância da preservação dos dados a médio e longo prazo
- Desenvolver as capacidades de trabalho em equipa
- Potenciar o uso de várias técnicas de comunicação
- Potenciar a atualização permanente e a autonomia
- Potenciar a adequada gestão de carreiras, em contextos simultaneamente competitivos e de estímulo ao trabalho

Conteúdos Programáticos

1.Conceitos e noções fundamentais da Ciência Aberta e cidadã e respetivos contextos de aparecimento.
2.Como publicar?
2.1.Os vários tipos de textos científicos e as áreas disciplinares.
2.2.A arbitragem científica.
2.3.As publicações indexadas e os fatores de impacto.
2.4.O índice-h.
3.Os problemas da abertura e partilha dados: da Ética à inteligibilidade dos dados.
3.1.Direitos de Autor e licenças creative commons. Os links permanentes. As patentes.
3.2.Os metadados.
3.3.Os repositórios institucionais.
4.Exigências dos dados abertos e partilháveis: do plano de gestão à preservação
5.Interoperabilidade.
6.Representação e Recuperação de Informação.
7.Segurança dos dados.
8.Estratégias de comunicação de ciência
8.1.A história da comunicação de ciência e os desafios de hoje.
8.2.Como estimular o prazer intelectual associado ao pensamento crítico e científico?
8.3.Estratégias para atrair e construir audiências: design emocional.

Métodos de Ensino

Articular-se-á formatos de seminário/workshops com conferências. Far-se-á avaliação contínua: os estudantes devem apresentar textos e dinamizar de debates em grupos interdisciplinares e desenhar/promover iniciativas na área de comunicação de Ciência.

Bibliografia

Bizer, C.,Heath, T.,Berners-Lee,T. 2009. «Linked Data - The Story So Far», International Journal on Semantic Web and Information Systems, 5(3), 1.
Eitzel, M.V.,et al. 2017.«Citizen Science Terminology Matters: Exploring Key Terms». Citizen Science: Theory and Practice, 2(1).
European Commission (Ed.). 2016. Open innovation, open science, open to the world: A vision for Europe. Luxembourg: Publ.Office of the Eur.Union.
Mabi, C.,Plantin,J.-C., Monnoyer-Smith, L.(Eds.).2017. Ouvrir, partager, réutiliser: Regards critiques sur les données numériques. https://doi.org/10.4000/books.editionsmsh.9026
National Academies of Sciences, Engineering & Medicine. 2018. Open Science by Design: Realizing a Vision for 21st Century Research. USA: The National Academies Press.
Wessels, B.,et al. 2017. Open data and the knowledge society. Amsterdam: Amsterdam University Press.
Wagensberg, J. 2007. El Gozo Intelectual: teoria y práctica sobre la inteligibilidade y la belleza. Barcelona: Tusquets Ed.