2024

Seminário de Psicologia I - Processos Educativos e Desenvolvimento

Nome: Seminário de Psicologia I - Processos Educativos e Desenvolvimento
Cód.: PSI12651D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer modelos psicológicos avançados de Psicologia da Educação e reconhecer o seu contributo para o campo das Ciências da Educação.
- Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento, de educação e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas
- Compreender a educação como um processo promotor do desenvolvimento, inclusão e bem-estar, a nível pessoal, familiar, relacional e social.
- Demonstrar competências de análise e compreensão críticas dos modelos estudados, em diferentes contextos de aplicação, cientificamente fundamentadas e baseadas nos dados da investigação.


Conteúdos Programáticos

1. Introdução – contributos da Psicologia da Educação para as Ciências da Educação
2. Modelos bioecológicos ao desenvolvimento humano no contexto da educação
2.1. Abordagens ao aluno/a, à escola, à família e à comunidade
3. Diversidade(s), funcionalidade e inclusão em educação.
4. Desenvolvimento psicológico, educação e inovação.


Métodos de Ensino

Apresentação, análise e discussão de conteúdos teóricos e de exemplos práticos;
Apresentação e discussão crítica de dados de investigação sobre as temáticas do seminário.
Apoio Tutorial (OT) individual e grupal ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre os temas do seminário.
Elaboração de um trabalho de síntese (teórico, de análise de um caso estudado ou de dados de investigação), que contribui para 100 % da nota final.


Bibliografia

Bronfenbrenner, U. (Ed.) (2005). Making human beings human: bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks: Sage.
Candeias, A., Lebeer, J., Batiz, E., Orban, R. (2017). Enability. Enabling quality of life in young people with multiple disabilities and complex and intense support needs. Antwerpen: Garant.
Kickbusch, I. (2012). Aprender para o Bem-Estar: Uma prioridade política para as crianças e os jovens na Europa. Lisboa: FCG.
Nastasi, B. K., & Borja, A. P. (Eds.) (2016). International Handbook of Psychological Well-Being in Children and Adolescents. NY: Springer.
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine (2016). Parenting matters: Supporting parents of children ages 0-8. Washington: NAP.
Veiga, F. H. (Coord.) (2013). Psicologia da Educação. Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Wentzel, K. R., & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts: social-emotional, motivation, and cognitive outcomes. NY: Routledg

Equipa Docente (2022/2023 )