2024

Currículo no Século XXI

Nome: Currículo no Século XXI
Cód.: PED14157D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC “Currículo no século XXI” visa discutir com base em investigação, os curricula e a organização dos processos educativos nas suas capacidades de responder aos desafios societais do mundo atual, às finalidades da educação do século XXI e à construção de um mundo sustentável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Identificar e compreender as finalidades da educação no seculo XXI;
Identificar e compreender os desafios do mundo atual;
Conhecer os diversos tipos de aprendizagem e analisá-las de acordo com os diversos quadros de referência nacionais e internacionais;
Conhecer as características de ambientes de aprendizagem de qualidade;
Argumentar de forma cientificamente sustentada, as implicações curriculares e pedagógicas associadas aos desafios do seculo XXI.

Conteúdos Programáticos

1.Finalidades da educação no seculo XXI e implicações para o currículo:
a.Formação individual, preparação para as profissões, participação na sociedade
2.Os desafios do mundo atual e a educação no século XXI
a.Educação para a sustentabilidade
b.Educação inclusiva numa sociedade plural
c.Educação para a democracia e cidadania
3.Tipos de aprendizagem: Conhecimentos, aptidões, atitudes/disposições e competências
a.Quadros de referência nacionais e internacionais
i.O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
ii.Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida
iii.A abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
4.Características de ambientes de aprendizagem de qualidade
a.Modelos e estratégias pedagógicas
b.Diferenciação pedagógica
c.As interações e a aprendizagem de qualidade

Métodos de Ensino

Planeamento cooperado das temáticas a abordar; Aulas com exposição oral e debate lecionadas pelos docentes da UC e por convidados especialistas em áreas a aprofundar em função do perfil dos estudantes; apresentação e discussão pelos estudantes de sínteses de investigação sobre as temáticas identificadas.
Regime de avaliação contínua:
A. (20%) Apresentação e discussão de trabalhos realizados durante as aulas.
B. (80%) Trabalho escrito: Identificação e reflexão fundamentada de uma problemática, no âmbito nos desafios do currículo do século XXI, baseado numa recensão de investigação na área.
Regime de avaliação final: (100%) Trabalho escrito e sua discussão oral: Identificação e reflexão fundamentada de uma problemática, no âmbito nos desafios do currículo do século XXI, baseado numa recensão de investigação na área.

Bibliografia

Alexander, R. J.(2008). Towards Dialogic Teaching: rethinking classroom talk. York: Dialogos
Folque, M. A. (2017). Yes we can! Young children learning to contribute to an enabling society. In Huggins, V. & Evans, D. (eds), Early Childhood Care and Education for Sustainability: Int. perspectives (67-81). Routledge.
Oliveira-Martins(Coord.)(2017). Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. ME/DGE
Nóvoa, A., & Alvim, Y. (2020). Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects
Nussbaum, M. (2019). Sem fins lucrativos: porque precisa a democracia das humanidades. Edições 70
Pomar, C. et al. (2012) Guião de Educação Género e Cidadania: 2º ciclo do ensino básico. CIG /PCM
UNESCO (2017). A guide for ensuring inclusion and equity in education. UNESCO
Voogt, J. & Roblin, N. P. (2012). A comparative analysis of international frameworks for 21st century competencies: Implications for national curriculum policies, J. Curriculum Stud(44), 299–32