2024

Políticas Educativas, Organização Pedagógica e Regulação

Nome: Políticas Educativas, Organização Pedagógica e Regulação
Cód.: PED12652D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Privilegiando uma abordagem da política educativa como uma construção coletiva dos atores em interação, das dinâmicas de botton-up na definição dos modos de organização pedagógica e da regulação como processos de negociação e de compromisso entre os diversos agentes institucionais e atores, no final da unidade o estudante deverá ser capaz de:
- Problematizar os processos de produção, disseminação e apropriação do conhecimento e o modo como estruturam em diversas escalas e contextos a formulação e regulação das políticas educativas;
- Avaliar os efeitos das dinâmicas curriculares, pedagógicas e organizacionais no desempenho escolar, inferir da sua adequação e eficácia e ensaiar novas soluções fundadas em conhecimento contextualizado.


Conteúdos Programáticos

I - Políticas educativas e regulação
1 . Perspetivas teóricas para o estudo das políticas públicas
2 . Políticas educativas e governação da escola
3. A regulação da educação em Portugal: do estado novo à democracia
4. Redes de escolas e modos de regulação do sistema educativo
5. A emergência do local e os novos modos de regulação das políticas educativas

II. Sistema educativo e novas abordagens sociopolíticas e organizacionais
1. Condições políticas, organizacionais e profissionais da promoção do sucesso escolar: ensaios de síntese
2. Organização curricular e pedagógica da escola: flexibilidade curricular e organizacional; modelos de organização de alunos e professores e do tempo escolar.
3. Definição de estratégias e desenvolvimento de práticas escolares baseadas em evidências
4. A turma como unidade de análise - estrutura composicional, dinâmicas pedagógicas e desempenho


Métodos de Ensino

As metodologias de ensino recorrem a estratégias de disponibilização de documentos temáticos e exposição interpretativa, envolvendo e desafiando os estudantes na análise de cenários a partir de textos, documentos, suportes videográficos e a diferentes modalidades de trabalho como pesquisa, exposição interativa, debates em grupo, estudos de casos, análise e apresentação de comentários, realização de atividades em aula ou fora dela relativos aos conteúdos abordados. A avaliação é realizada em 2 momentos: num primeiro momento os alunos farão uma apresentação na aula, em grupo, e num segundo um ensaio individual. O primeiro momento corresponde a 20% da nota final, enquanto o segundo corresponde a 70%, sendo os restantes 10% resultantes da participação nas aulas.

Bibliografia

Antunes, F. & Sá, V. (2010). Públicos escolares e regulação da educação. Gaia: FML
Barroso, J. e Afonso, N., (org.), (2011). Políticas Educativas. Mobilização de conhecimento e modos de regulação:
Gaia: FML
Fernandes, D. (coord.) (2018). Políticas Educativas e Desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). Lisboa: IE
Formosinho, J., Alves, J. & Verdasca, J. (Orgs.) (2016). Nova organização pedagógica da escola. Gaia: Fund. Manuel Leão
Lima, L. C. (2011). Administração escolar: estudos. Porto Ed.
Rodrigues, M. L. (2010). A Escola Pública Pode Fazer a Diferença. Coimbra: Ed. Almedina
Rubenson, K. (2008). OECD education policy and world hegemony. In R. Mahon & S. McBride (Eds.), The OECD and transnational governance (pp. 242-259). Vancouver: UBC
Verdasca, J., (Ed.) (2013). A escola em análise: olhares sociopolíticos e organizacionais. Educação, Temas e Problemas, 6, 12-13
Verdasca, J. (2019). A Escola na Linguagem dos Indicadores: questões teóricas e práticas. Lisboa: Ed. Colibri.

Equipa Docente (2023/2024 )