2024

Escrita académica em inglês I

Nome: Escrita académica em inglês I
Cód.: LLT13973D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Os conteúdos programáticos estão relacionados com os objetivos da unidade curricular na medida em que permitem a aquisição e desenvolvimento de competências de escrita em inglês académico, incluindo o conhecimento das regras gramaticais subjacentes. Os conteúdos introduzem os elementos básicos da es

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Os alunos serão capazes de se expressarem de forma coerente através da escrita em língua inglesa em nível intermédio/avançado; 2. Os alunos serão capazes de realizar atividades de leitura crítica de textos; 3. Os alunos serão capazes de adquirir conhecimento e prática de identificação e produção de variados textos académicos em língua inglesa; 4. Os alunos serão capazes de adquirir conhecimento e prática de planificação, brainstorming, tomada de notas, paráfrase, resumo, referenciação, citação, revisão e reescrita; 5. Os alunos serão capazes de adquirir conhecimento e prática em diferentes elementos da escrita: argumentação, discussão, causa e efeito, comparação, exemplificação, coesão e generalização.

Conteúdos Programáticos

Unidade 1. O processo de escrita: (a) a finalidade, tipos e características da escrita académica; (b) tipos de textos académicos; (c) o desenvolvimento de abordagens de leitura crítica; (d) planeamento e brainstorming; pontos-chave e tomada de notas; (e) parafraseando e resumindo; (f) referências e revisão; (g) reescrita e revisão.
Unidade 2. Elementos da escrita: (a) argumento e discussão; (b) causa e efeito; (c) coesão; (d) comparação; (e) exemplos; (f) generalização.

Métodos de Ensino

A unidade curricular proporciona prática em atividades de escrita com um propósito específico (escrita académica) através de modelos e exemplos de textos académicos. Tanto o processo de escrita quanto o produto final serão reconhecidos. Os alunos serão encorajados a discutir e comparar alguns dos seus textos e a esboçar e verificar a sua produção escrita de forma cuidadosa através de atenta revisão. Os alunos poderão escolher entre dois modos de avaliação: (1) Avaliação contínua: dois testes, um após cada unidade (50% + 50%); ou (2) Exame final: 100%.

Bibliografia

2014). Research and Study Skills: Academic Writing – Student Pack. 2nd edition. Birmingham: University of Birmingham; (2000). The New Penguin English Dictionary. London: Penguin Books; (2001). Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins; (2002). Longman Language Activator. Essex: Longman; (2003). Oxford Collocations Dictionary for Students of English. Oxford: Oxford University Press; BAILEY, S. (2011). Academic Writing: A Handbook for International Students. 3rd edition. London/New York: Routledge; FERGUSON, R. et al. (eds.) (2001). The New Penguin Thesaurus. London: Penguin Books; HILL, J. & M. Lewis (eds.) (1997). LTP Dictionary of Selected Collocations. Hove: Language Teaching Publications; LYNCH, T. & K. Anderson (2013). Grammar for Academic Writing. Edinburgh: ELT Centre of the University of Edinburgh; QUIRK, R. & S. Greenbaum. (1973). A University Grammar of English. London: Longman.