2024

Start-up PhD

Nome: Start-up PhD
Cód.: GES14077D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC irá constituir uma oportunidade para compreender as vantagens, as armadilhas e os processos de estruturação de uma ideia para criar start-ups de alto potencial de crescimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Este mini-UC de Empreendedorismo tem os seguintes objetivos:
• Melhorar a compreensão sobre o que é o empreendedorismo e as suas principais potencialidades;
• Explicar como o conhecimento adquirido no Doutoramento pode ser uma fonte de start-ups inovadoras;
• Explicar os princípios de criação de start-ups, com especial ênfase na metodologia de lean start-up.

Para alcançar estes objetivos, a UC fornece aos doutorandos um pequeno conjunto de instrumentos e técnicas que lhes permite compreender o que é o empreendedorismo e a inovação, e explorar e projetar os seus próprios projetos de start-up através de metodologias concretas. Para os doutorandos, esta UC irá constituir uma oportunidade para compreender as vantagens, as armadilhas e os processos de estruturação de uma ideia para criar start-ups de alto potencial de crescimento.

Conteúdos Programáticos

I. Navegar no mar dos Empreendedores: por que razão há start-ups que falham e outras que têm sucesso?
• O que é um empreendedor e de que é feito o empreendedorismo?
• Personalidade empreendedora, capacidades empreendedoras e equipas de empreendedorismo.
• O poder da inovação e ingredientes para se inovar.
• Empreendedorismo e sentido crítico – identificar as próprias fraquezas e ameaças através da análise SWOT.
II. Design de uma Proposta de Valor
• A validação de necessidades.
• Como suprimir os problemas de um público-alvo?
• A conceptualização de uma solução/protótipo.
• Testar e obter feedback.
III. Minimum Viable Product (MVP): do compromisso de funcionalidades à prototipagem rápida
IV. Lean start-up: um modelo integrado
• Da estratégia empresarial ao modelo de negócio: um roadmap para o futuro.
• O poder da comunicação empresarial.
V. Propriedade intelectual e Proteção da Inovação
VI. Fontes de Financiamento: das rondas de investimento ao crowdfunding

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem discussão de casos, elaboração de estratégia de inovação para ideias que surgem das teses, usando principalmente uma metodologia adaptada de lean start-ups,
A divulgação do conteúdo das aulas e a indicação de bibliografia a partir de textos básicos será feito uma semana antes, através da página da Universidade de Évora na intranet, na plataforma de e-learning da Universidade: www.moodle.uevora.pt.

A avaliação é feita através de trabalho escrito, por via de um relatório assente no desenvolvimento de uma ideia de negócio, utilizando-se um template explorado em contexto de sala de aula.

Bibliografia

Barringer, B. R. and Ireland, R. D. (2016). Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures (Fifth Edition); Pearson International Edition.
Bygrave, W., & Zacharakis, A. (2017) Entrepreneurship, 4th Edition (3rd Edition is ok too) Wiley.
Drucker, Peter F. (1985). Innovative and Entrepreneurship, Practice and Principles. Harper & Row, Publishers, Inc.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2013). Business Model Generation. Hoboken, NJ: Wiley.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Edição.
Ries, E. (2011). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business.
Journals Relevant for this Course:
The Journal of Entrepreneurship – Sage publications
The International Journal of Entrepreneurship and Innovation – Sage publications
Strategic Entrepreneurship Journal - Wiley Online Library
International Journal of Entrepreneurship and Small Business – InterScience

Equipa Docente (2023/2024 )