2025
Curso 2: Comunicação e Intervenção no Luto Perinatal
Nome: Curso 2: Comunicação e Intervenção no Luto Perinatal
Cód.: ENF16074O
1 ECTS
Duração: 1 semanas/26 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aplicar técnicas de comunicação empática em situações de perda;
Desenvolver competências na partilha de más notícias com sensibilidade e rigor;
Identificar abordagens interdisciplinares no apoio ao luto perinatal.
Desenvolver competências na partilha de más notícias com sensibilidade e rigor;
Identificar abordagens interdisciplinares no apoio ao luto perinatal.
Conteúdos Programáticos
1. Modelos SPIKES e CARE na comunicação de más notícias
2. Escuta ativa, empatia e validação emocional
3. Trabalho em equipa e continuidade dos cuidados
4. Intervenção terapêutica no luto perinatal
5. Intervenção no domicílio, urgência e internamento
2. Escuta ativa, empatia e validação emocional
3. Trabalho em equipa e continuidade dos cuidados
4. Intervenção terapêutica no luto perinatal
5. Intervenção no domicílio, urgência e internamento
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino mista (presencial e online), com aulas teóricas interativas, discussão de casos simulados, resolução de dilemas ético-comunicacionais e trabalho em fórum Moodle. Este curso, apoiado pelo Projeto MedTech-Next, incluiu a utilização de recursos tecnológicos avançados, nomeadamente, ambientes digitais e plataformas tecnológicas aplicadas à formação.
Avaliação
Avaliação: análise de caso clínico submetida via Moodle.
Bibliografia
American Psychiatric Association (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, Text Revision (DSM-5-TRä).
Antunes, M., Galhanas, A., Vitorino, A. L., Palma, S., & Frias, A. (2025). Motivations regarding continuing or terminating pregnancy in women with high-risk pregnancies: A scoping review. Frontiers in Global Women's Health, 6Neimeyer, R. A. (2000). Searching for the meaning of meaning: Grief therapy and the process of reconstruction. Death studies, 24(6), 541-558.
Payás, A. (2010). Las tareas del duelo: psicoterapia de duelo desde un modelo integrativo-relacional. Grupo Planeta.
Payás, A. (2023) El mensaje de las lágrimas: Una guía para superar la pérdida de un ser querido. Editorial Paidós.
World Health Organization (2018). International Classification of Diseases for Mortality and Morbidity Statistics - 11th Revision.
Worden, W. (1991). Grief counseling and grief therapy: A handbook for the mental health practitioner. Springer Publishing Company.
Antunes, M., Galhanas, A., Vitorino, A. L., Palma, S., & Frias, A. (2025). Motivations regarding continuing or terminating pregnancy in women with high-risk pregnancies: A scoping review. Frontiers in Global Women's Health, 6Neimeyer, R. A. (2000). Searching for the meaning of meaning: Grief therapy and the process of reconstruction. Death studies, 24(6), 541-558.
Payás, A. (2010). Las tareas del duelo: psicoterapia de duelo desde un modelo integrativo-relacional. Grupo Planeta.
Payás, A. (2023) El mensaje de las lágrimas: Una guía para superar la pérdida de un ser querido. Editorial Paidós.
World Health Organization (2018). International Classification of Diseases for Mortality and Morbidity Statistics - 11th Revision.
Worden, W. (1991). Grief counseling and grief therapy: A handbook for the mental health practitioner. Springer Publishing Company.
