2024

Mentoria entre estudantes

Nome: Mentoria entre estudantes
Cód.: PSI15290O
2 ECTS
Duração: 12 semanas/52 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender a importância do acolhimento e da integração dos novos alunos na universidade, promotores do bem-estar e sucesso académico
2.Habilitar os estudantes para um maior envolvimento na aquisição e desenvolvimento de competências transversais a nível pessoal, social e académico
3.Preparar os estudantes para serem facilitadores da construção de redes colaborativas e de relações interpessoais
4.Promover a apropriação de conhecimentos que permitam desenvolver competências metacognitivas e de autorregulação académica
5.Incentivar o uso de estratégias inovadoras na mentoria
6. Consciencializar os estudantes para uma cultura de responsabilidade social, solidária e sustentável

Conteúdos Programáticos

1. Mentoria Formal e Informal
1.1.Mentoria entre pares; 1.2.Tipos de comunicação
2. Estudante, Adulto Emergente
2.1.Self e desenvolvimento; 2.2.Relações interpessoais
3. Integração Sócio-emocional
3.1. Emoções; 3.2.Motivação
4. Aprendizagem Académica
4.1.Otimização e gestão do tempo; 4.2.Autorregulação da Aprendizagem
5. Inovação e Inteligência Artificial (IA) na Mentoria
5.1.O digital e os processos colaborativos; 5.2.Desafios da IA

Métodos de Ensino

O ensino será presencial e a distância. A metodologia a usar será ativa, alinhada com os objetivos, colocando o estudante no centro da aprendizagem e o professor com um papel de facilitador. Será considerada a aprendizagem imersiva, que pressupõe a utilização de ferramentas tecnológicas como por exemplo o recurso à Inteligência Artificial (IA).
Para o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais serão realizadas dinâmicas e atividades de grupo e exercícios de roleplaying.

Avaliação

Trabalho de Grupo -TG (70%), sobre um dos conteúdos do curso e que possa ser útil/facilitador da integração no Ensino Superior (e.g vídeo, recurso a IA)

Trabalho Reflexivo Individual- TRI (30%), acerca da aprendizagem deste Curso.

Avaliação será qualitativa (aprovado/não aprovado), sendo necessário ter assiduidade mínima 80%.

Bibliografia

Chaleta, E., Pereira, A. & Leal, F. (2023) Programa de Mentoria por Pares. Projeto IPI.SUCESSO. Évora: Universidade de Évora
González-Rico, P., & Sintes, L. (2024). Empowering soft skills through artificial intelligence and personalised mentoring. Education Sciences, 14(7), 699. https://doi.org/10.3390/educsci14070699
Lange, T. & Wittek L. (2023). Faculty Peer Group Mentoring in Higher Education Developing Collegiality Through Organised Supportive Collaboration.Springer.
Oliveira, E. (2021) Boas práticas de Mentoria no Ensino Superior. Lisboa: Caleidoscópio
Pereira, A. (2005). Para obter sucesso na vida académica. O apoio dos estudantes pares. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Rosário, P., Nuñez, J., & González-Pienda, J. (2006). Cartas do Gervásio ao seu umbigo: Comprometer-se com o estudar na Educação Superior. Almedina S.A
Zimmerman, B. (2013). From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive carrier path. Educational Psychologist, 48(3), 135-147