2024
Plataforma Moodle como um sistema de gestão de conteúdos para ensino
Nome: Plataforma Moodle como um sistema de gestão de conteúdos para ensino
Cód.: PED15287O
1 ECTS
Duração: 4 semanas/26 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
? Conhecer diferentes ferramentas disponibilizadas na plataforma Moodle
? Aprender a navegar e personalizar o ambiente de trabalho da plataforma
? Aprender a gerir uma área moodle
? Aprender a configurar corretamente e para diferentes propósitos as ferramentas mais comuns da plataforma.
? Aprender a gerir interações com os estudantes.
? Aprender a navegar e personalizar o ambiente de trabalho da plataforma
? Aprender a gerir uma área moodle
? Aprender a configurar corretamente e para diferentes propósitos as ferramentas mais comuns da plataforma.
? Aprender a gerir interações com os estudantes.
Conteúdos Programáticos
Exploração do ambiente de trabalho
Exploração das ferramentas de comunicação entre utilizadores (professores e alunos)
Organização de uma área moodle
Criação de grupos de alunos
Exploração de recursos e atividades:
Sumários do SIIUE
Pasta
Ficheiro
URL
Área de Texto e Multimédia
Livro
Trabalho
Assiduidade
H5P
Sondagem
Lição
Glossário
Teste
Configuração da Pauta da área Moodle
Relatórios de acompanhamento
Exploração das ferramentas de comunicação entre utilizadores (professores e alunos)
Organização de uma área moodle
Criação de grupos de alunos
Exploração de recursos e atividades:
Sumários do SIIUE
Pasta
Ficheiro
URL
Área de Texto e Multimédia
Livro
Trabalho
Assiduidade
H5P
Sondagem
Lição
Glossário
Teste
Configuração da Pauta da área Moodle
Relatórios de acompanhamento
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino e aprendizagem assenta na demonstração prática da utilização das diversas primitivas da plataforma, baseada na apresentação de casos de aplicação específicos.
Avaliação
Avaliação qualitativa da assistência e participação na totalidade das sessões online
Bibliografia
MoodleDocs - https://docs.moodle.org/404/en/Main_page
