2024
Técnicas de Observação da Atmosfera: Instrumentação de Deteção Remota
Nome: Técnicas de Observação da Atmosfera: Instrumentação de Deteção Remota
Cód.: FIS15135O
1 ECTS
Duração: 15 semanas/26 horas
Área Científica:
Física
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram competências básicas em deteção remota aplicadas à observação e caracterização da atmosfera, que saibam distinguir sistemas ativos de passivos e que tenham noções dos diferentes tipos de instrumentação e dos parâmetros observados/medidos.
Conteúdos Programáticos
Princípios físicos gerais de deteção remota;
Deteção remota em sistemas passivos e ativos;
Instrumentação de deteção remota passiva e ativa (e.g., fotómetro, MWR, RADAR, LIDAR);
Satélites e sensores;
Visualização e interpretação básica de dados de deteção remota.
Deteção remota em sistemas passivos e ativos;
Instrumentação de deteção remota passiva e ativa (e.g., fotómetro, MWR, RADAR, LIDAR);
Satélites e sensores;
Visualização e interpretação básica de dados de deteção remota.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas e teórico-práticas serão dadas com recurso à projeção de powerpoints e demonstração/resolução de problemas. Os recursos teóricos serão disponibilizados no moodle do curso, onde também serão feitas sugestões de leitura.
Avaliação
Um teste sobre os conteúdos abordados nas aulas e um trabalho onde os alunos deverão aplicar as competências adquiridas.
Bibliografia
- Elachi, C. and J. van Zyl, 2006: Introduction To The Physics and Techniques of Remote Sensing, 2nd Edition, Wiley-Interscience; 2 edition, 584 pp.
- Emery, W. and A. Camps, 2017: Introduction to Satellite Remote Sensing Atmosphere, Ocean, Land and Cryosphere Applications. First Edition. Elsevier, Netherlands. 860 pp.
- Emery, W. and A. Camps, 2017: Introduction to Satellite Remote Sensing Atmosphere, Ocean, Land and Cryosphere Applications. First Edition. Elsevier, Netherlands. 860 pp.
Equipa Docente
- Vanda Cristina Pires Salgueiro [responsável]