2024
Psicofarmacologia Aplicada
Nome: Psicofarmacologia Aplicada
Cód.: CMS14896O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Farmacêuticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os principais objectivos de aprendizagem do curso são:
1. Revisitar os conceitos básicos da psicofarmacologia
2. Explorar as especificidades das diferentes classes psicofarmacológicas
3. Analisar os princípios fundamentais da psicofarmacologia clínica aplicada
4. Explorar as diferentes directrizes e recomendações internacionais de prescrição
5. Aplicar os conceitos e orientações em casos clínicos práticos interactivos
1. Revisitar os conceitos básicos da psicofarmacologia
2. Explorar as especificidades das diferentes classes psicofarmacológicas
3. Analisar os princípios fundamentais da psicofarmacologia clínica aplicada
4. Explorar as diferentes directrizes e recomendações internacionais de prescrição
5. Aplicar os conceitos e orientações em casos clínicos práticos interactivos
Conteúdos Programáticos
1. Importância dos conceitos e aplicações dos psicofármacos para uma abordagem transversal e multidisciplinar da doença mental.
2. Importância do diagnóstico e da prescrição de acordo com as principais guidelines
3. Perturbação depressiva
4. Perturbação de ansiedade I
5. Perturbação de ansiedade II
6. Perturbação Bipolar
7. Esquizofrenia
8. Demências
9. Discussão prática de casos clínicos
2. Importância do diagnóstico e da prescrição de acordo com as principais guidelines
3. Perturbação depressiva
4. Perturbação de ansiedade I
5. Perturbação de ansiedade II
6. Perturbação Bipolar
7. Esquizofrenia
8. Demências
9. Discussão prática de casos clínicos
Métodos de Ensino
A microcredencial está estruturada em módulos breves, totalizando os ECTS correspondentes a 18h de formação, a realizar em formato e-learning. O curso terá um volume de trabalho dos formandos de 45h, com 18h de participação efetiva nos módulos e 27 de trabalho de estudo individual. O horário de realização dos módulos será pós-laboral. No final do curso será solicitada a elaboração de relatório com discussão de caso clínico.
Avaliação
A participação ativa na discussão e reflexão dos objetivos do curso terá uma ponderação de 20% na nota final. No final do curso, os alunos serão ainda solicitados a elaborar um Relatório de Avaliação, com a reflexão e discussão de um caso clínico, que terá uma ponderação final na nota final do curso de 80%.
Bibliografia
Stahl, S. M. (2021). Stahl's essential psychopharmacology: neuroscientific basis and practical applications. Cambridge university press.
Stahl, S. M. (2011). Case studies: Stahl's essential psychopharmacology. Cambridge University Press.
Stahl, S. M. (2014). Stahl's essential psychopharmacology: Prescriber's guide. Cambridge university press.
Taylor, D. M., Barnes, T. R., & Young, A. H. (2021). The Maudsley prescribing guidelines in psychiatry. John Wiley & Sons.
Stahl, S. M. (2011). Case studies: Stahl's essential psychopharmacology. Cambridge University Press.
Stahl, S. M. (2014). Stahl's essential psychopharmacology: Prescriber's guide. Cambridge university press.
Taylor, D. M., Barnes, T. R., & Young, A. H. (2021). The Maudsley prescribing guidelines in psychiatry. John Wiley & Sons.