2023
Escolas Promotoras de Saúde: da Teoria à Prática
Nome: Escolas Promotoras de Saúde: da Teoria à Prática
Cód.: ENF14792O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde, Ciências da Educação, Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Aprofundar o conceito de Escolas Promotoras de Saúde.
Promover a implementação do conceito de Escola Promotora de Saúde e do modelo Whole School Aproach, nos agrupamentos de escolas.
Dotar os profissionais de saúde e educação de ferramentas para a concretização de uma Escola Promotora de Saúde e do modelo Whole School Aproach.
Compreender o processo de cocriação na Promoção e Educação para a Saúde em meio escolar.
Apoiar as escolas no desenvolvimento das competências de ação dos alunos para promover a sua saúde.
Competências:
Utiliza o Modelo Whole School Aproach na Promoção e Educação para a Saúde em meio escolar.
Reconhece e implementa o conceito de Escola Promotora de Saúde.
Analisa criticamente as diferentes fases do Modelo Whole School Aproach e do Conceito de Escolas Promotoras de Saúde.
Desenvolve a capacidade de planeamento, intervenção, monitorização e avaliação das Escolas Promotoras de Saúde.
Aprofundar o conceito de Escolas Promotoras de Saúde.
Promover a implementação do conceito de Escola Promotora de Saúde e do modelo Whole School Aproach, nos agrupamentos de escolas.
Dotar os profissionais de saúde e educação de ferramentas para a concretização de uma Escola Promotora de Saúde e do modelo Whole School Aproach.
Compreender o processo de cocriação na Promoção e Educação para a Saúde em meio escolar.
Apoiar as escolas no desenvolvimento das competências de ação dos alunos para promover a sua saúde.
Competências:
Utiliza o Modelo Whole School Aproach na Promoção e Educação para a Saúde em meio escolar.
Reconhece e implementa o conceito de Escola Promotora de Saúde.
Analisa criticamente as diferentes fases do Modelo Whole School Aproach e do Conceito de Escolas Promotoras de Saúde.
Desenvolve a capacidade de planeamento, intervenção, monitorização e avaliação das Escolas Promotoras de Saúde.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Escolas Promotoras de Saúde
1.1 Definição de Promoção e Educação para a Saúde.
1.2 A importância da Promoção e Educação para a Saúde na Escola.
1.3 Promoção e Educação para a Saúde na Escola.
1.4 Modelo Whole-school approach
1.5 Enquadramento Internacional e Nacional da Promoção e Educação para a saúde em meio escolar
1.6 Estratégias para as Escolas Promotoras de Saúde
Módulo 2 O processo de uma Escola Promotora de Saúde
2.1 Fase 1: Começar
2.2 Fase 2: Aferir o ponto de partida
2.3 Fase 3: Planear
2.4 Fase 4: Tomar medidas
2.5 Fase 5: Monitorizar e avaliar
Módulo 3 - Como coodesenhar a promoção da saúde nas escolas
3.1. Criação de contextos e ambientes saudáveis.
3.2. A cocriação nas Escolas Promotoras de Saúde.
3.3. A implementação da cocriação nas escolas.
1.1 Definição de Promoção e Educação para a Saúde.
1.2 A importância da Promoção e Educação para a Saúde na Escola.
1.3 Promoção e Educação para a Saúde na Escola.
1.4 Modelo Whole-school approach
1.5 Enquadramento Internacional e Nacional da Promoção e Educação para a saúde em meio escolar
1.6 Estratégias para as Escolas Promotoras de Saúde
Módulo 2 O processo de uma Escola Promotora de Saúde
2.1 Fase 1: Começar
2.2 Fase 2: Aferir o ponto de partida
2.3 Fase 3: Planear
2.4 Fase 4: Tomar medidas
2.5 Fase 5: Monitorizar e avaliar
Módulo 3 - Como coodesenhar a promoção da saúde nas escolas
3.1. Criação de contextos e ambientes saudáveis.
3.2. A cocriação nas Escolas Promotoras de Saúde.
3.3. A implementação da cocriação nas escolas.
Métodos de Ensino
Privilegiar-se-ão as metodologias promotoras da aprendizagem, centradas no desenvolvimento das competências previamente definidas.
Serão ministradas aulas teóricas, através do método expositivo, para os temas estruturantes.
Serão fomentadas pesquisas, em bases de dados de forma à coresponsabilização do formando, na aprendizagem e na autorreflexão.
Serão ministradas aulas teóricas, através do método expositivo, para os temas estruturantes.
Serão fomentadas pesquisas, em bases de dados de forma à coresponsabilização do formando, na aprendizagem e na autorreflexão.
Avaliação
A avaliação deverá ter como instrumento base trabalho de grupo de no máximo 2 formandos, centrando-se na componente teórica.
A realização do trabalho e sua apresentação em aulas teórico-práticas será obrigatória, tendo um peso de 80% na classificação final da unidade curricular.
Avaliação é contínua com estratégias de participação ativa (participação nas dinâmicas propostas) nas sessões teóricas que terão um peso de 20% na avaliação final.
A realização do trabalho e sua apresentação em aulas teórico-práticas será obrigatória, tendo um peso de 80% na classificação final da unidade curricular.
Avaliação é contínua com estratégias de participação ativa (participação nas dinâmicas propostas) nas sessões teóricas que terão um peso de 20% na avaliação final.
Bibliografia
Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S (2019) Health education in Portuguese schools: guidelines from the health and education sectores // Educação para a saúde nas escolas portuguesas: diretrizes dos setores da saúde e da educação. Revista de Enfermagem Referência, série IV (21), 1-12. DOI: https://doi.org/10.12707/RIV19020.
Lusquinhos, Leonel; Graça S. Carvalho. ""Eu e a Minha Mochila" - Um Projeto de Educação para a Saúde em Meio Escolar". Egitania Sciencia Edição Especial SIELFAS (2018): http://www.ipg.pt/revistaipg/magazine.aspx?id=34.
Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2017). Health Promotion and Education in Portuguese Schools: Links between the Health and the Education Sectors. Conexão Ciência, 12 (N. esp. 2), 153-158.
Vilaça, T., Darlington, E., Velasco, M. J. M., Martinis, O., & Masson, J. (2020). She school manual 2.0 (Issue December 2019). Schools for Health in Europe Network Foundation (SHE). www.schoolsforhealth.org/resources/materials-and-tools/how-be-health- promoting-school/
Lusquinhos, Leonel; Graça S. Carvalho. ""Eu e a Minha Mochila" - Um Projeto de Educação para a Saúde em Meio Escolar". Egitania Sciencia Edição Especial SIELFAS (2018): http://www.ipg.pt/revistaipg/magazine.aspx?id=34.
Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2017). Health Promotion and Education in Portuguese Schools: Links between the Health and the Education Sectors. Conexão Ciência, 12 (N. esp. 2), 153-158.
Vilaça, T., Darlington, E., Velasco, M. J. M., Martinis, O., & Masson, J. (2020). She school manual 2.0 (Issue December 2019). Schools for Health in Europe Network Foundation (SHE). www.schoolsforhealth.org/resources/materials-and-tools/how-be-health- promoting-school/