Inscrições

A inscrição em Unidades Curriculares é o ato a ser realizado anualmente, on-line no SIIUE , que faculta ao estudante o direito à frequência das aulas e à avaliação  nas Unidades Curriculares em que se inscreveu. Os estudantes de Mestrado e Doutoramento que se encontrem a elaborar a dissertação, relatório de estágio, trabalho de projeto ou a tese, necessitam de se inscrever anualmente nessa Unidade Curricular.

Um estudante que não esteja inscrito numa Unidade Curricular é impedido de frequentar as aulas ou ser avaliado e a inscrição fora de prazo está sujeita a autorização e caso seja autorizada é sujeita a taxa de atos fora de prazo.

A não realização de qualquer inscrição na época normal de um determinado ano letivo, nos prazos estipulados no Calendário de Procedimentos Académicos, implica a anulação de matrícula, sendo o estudante sujeito a reingresso para continuar os seus estudos ou a elaboração e entrega de tese ou dissertação/relatório estágio/trabalho projeto.

 

Como efetuar

O estudante deve efetuar, anualmente, as inscrições on-line no SIIUE , nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos, nas Unidades Curriculares obrigatórias, obrigatórias alternativas e optativas, que pretende frequentar no semestre ímpar e par, de acordo com o estabelecido no plano de estudos do curso , disponível no seu perfil no SIIUE .

A não inscrição num ano letivo, nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos, implica a anulação da matrícula e consequentemente a perda de vínculo à UÉ.

NO ANO LETIVO DA MATRÍCULA

Ao efetuar matrícula num curso, as inscrições nas Unidades Curriculares obrigatórias são automáticas e só pode efetuar inscrições até um máximo de 60 ECTS  (a não ser que se inscreva em UC extracurriculares ou que tenha obtido creditações, caso em que pode inscrever-se até ao máximo a 84 ECTS no ano letivo).

No caso de matrícula de reingresso, o estudante fica automaticamente inscrito, até ao limite de 84 ECTS/ano letivo, nas UC obrigatórias em que não tenha obtido aproveitamento.

Se o plano de estudos do curso contemplar Unidades Curriculares Optativas e/ou Obrigatórias alternativas ou optativas livres deve inscrever-se no  SIIUE   , nos prazos estabelecidos, no Calendário de Procedimentos Académicos ou no decorrer do prazo da matrícula, pode alterar as inscrições nas UC em que ficou inscrito automaticamente na matrícula.

NOS ANOS SUBSEQUENTES AO DA MATRÍCULA

Nos anos subsequentes , o estudante tem de se inscrever anualmente (renovação de inscrição) e as inscrições podem ser efetuadas até 84 ECTS/ano letivo, sendo sujeito a inscrição nas UC de anos curriculares antecedentes em que não tenha obtido aprovação. Tal não se aplica no ano letivo em que o estudante seja sujeito a mudança curricular devido à reestruturação do plano de estudos.

Aos estudantes do 2.º e 3.º ciclo, com mais do que uma inscrição, aos estudantes do 2.º e 3.º ciclo, com mais do que uma inscrição, será permitida a inscrição na UC Tese ou D/TP/RE desde que as inscrições nas restantes UC não ultrapassem 48 ECTS

O máximo de ECTS por ano letivo contabiliza, quer a inscrição seja em UC do plano de estudos do curso em que está matriculado ou em UC para melhoria de nota ou em UC de recuperação ou em UC extracurriculares.

No caso de cursos não conferentes de grau e curso preparatório, o máximo de ECTS em que o estudante se pode inscrever corresponde ao número de ECTS do curso, não podendo o estudante inscrever-se em extracurriculares.

Valores a pagar

Pela inscrição em Unidades Curriculares o aluno terá a pagamento o valor da propina anual  definida em despacho reitoral .

Prazos

Anualmente, no prazo definido no Calendário de Procedimentos Académicos , existe um período único de inscrição  onde pode efetuar inscrições e proceder às alterações que pretender até ao termo desse período, desde que se mantenha inscrito a pelo menos uma Unidade Curricular do curso em que se matriculou.

Após o fim do período de inscrição pode realizar alterações às inscrições efetuadas  , exclusivamente em períodos destinados para esse efeito no início de cada semestre, tendo em conta as condições e prazos definidos no Calendário de Procedimentos Académicos. Os estudantes que ingressem pela primeira vez na UÉ, no 1.º ano, no período de alteração das inscrições do semestre par poderão inscrever-se a um máximo de 36 ECTS.

Informação complementar

Horários e turmas

Poderá, consultar o horário do curso , no seu perfil de aluno no SIIUE . No casdo do curso/ano ter mas do que uma turma, através do MOODLE deverá obter informação do docente das condições de inscrição na turma

 

Avaliação na época normal

Só pode ser avaliado na época normal, o estudante inscrito numa Unidade Curricular no ano letivo a que a avaliação diz respeito, que tenha assistido a 75% das aulas práticas, teórico-práticas, laboratoriais e trabalho de campo , exceto se estiver abrangido por uma situação particular dos regimes especiais de frequência (por exemplo ser trabalhador estudante).

Com a inscrição na época normal o estudante pode optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final. Deverá consultar a Ficha da Unidade Curricular (FUC) e informação da no MOODLE para obter mais informações sobre método de avaliação das UC em que está inscrito.

Calendário de Avaliações

Nos termos do Regulamento Académico da UÉ, compete à Comissão de Curso assegurar a coordenação do calendário das avaliações.

Após a aprovação da calendarização de todos os elementos de avaliação das UC do curso nas várias épocas o calendário das avaliações deve ser publicitado pela Comissão de Curso no MOODLE até ao final da quarta semana de cada semestre.

Qualquer alteração às datas definidas inicialmente na calendarização deverás er sujita a acordo entre a Comissão de Curso, o docente e os estudantes.

Condições para inscrição

Na época especial, o estudante só se pode inscrever-se no máximo a 3 UC (seja para aprovação ou para melhoria).

Podem inscrever-se:

  • Os estudantes que reúnam as condições para a obtenção do grau académico com a aprovação nessas UC;
  • Os estudantes a quem faltem no máximo 3 UC para a conclusão da componente curricular do MI, 2º ou 3º ciclo;
  • Os estudantes de ciclos de estudo que usufruam de regimes especiais de frequência.

Como efetuar

Para ser avaliado na época especial é necessário a inscrição nas Unidades Curriculares em que pretende ser avaliado através:

  • do  SIIUE . no caso de estudantes de licenciatura e mestrado integrado a quem falte 3 UC´s para conclusão do grau académico e de estudantes com regime especial: trabalhador-estudante; estudante finalista; grávidas, mães e pais estudantes; estudantes com apoio às aprendizagens; estudantes praticantes de desporto de alto rendimento e atletas do ensino superior.
  • do GESDOC , no caso de estudantes de mestrado e doutoramento a quem falte 3 UC´s para conclusão da componente curricular e estudantes com regime especial de elementos do coro, tunas ou voluntariado ou bombeiros.

Prazos

A inscrição em Unidades Curriculares para avaliação nesta época terá de ser efetuada nos prazos definidos no Calendário de Procedimentos Académicos , sendo que a avaliação decorrerá nos prazos definidos no Calendário Escolar  de cada ano letivo.

Condições para inscrição

Na época extraordinária pode realizar avaliação o estudante que no âmbito do ciclo de estudos tenha apenas uma Unidade Curricular em falta para a conclusão do mesmo ou da componente curricular no caso do 2.º ou 3.º ciclo.

Se houver elementos de avaliação que, pela sua natureza, têm de ser avaliados no período de aulas, na época extraordinária apenas são reavaliadas as componentes de avaliação cuja realização pode ocorrer no período de avaliação final.

Na época extraordinária no caso da UC em falta ser o estágio ou ensino clínico apenas será permitida a discussão do relatório.

Como efetuar

Para ser avaliado na época extraordinária é necessário necessário requerer a inscrição nas Unidades Curriculares em que pretende ser avaliado através do GESDOC .

Prazos

A inscrição em Unidades Curriculares para avaliação nesta época terá de ser requerida nos prazos definidos no Calendário de Procedimentos Académicos  de cada ano letivo.

Condições para inscrição

O estudante que se encontre inscrito em época normal, pode realizar avaliação a todas as Unidades Curriculares a cuja avaliação contínua ou avaliação final, na época normal, tenha faltado, desistido ou reprovado. Pode, ainda, realizar avaliação para melhoria de nota, o estudante que tendo obtido aprovação na época normal, mas que pretenda melhorar a sua classificação, prevalecendo a melhor das classificações obtidas.

Se houver elementos de avaliação que, pela sua natureza, têm de ser avaliados no período de aulas, na época de recurso apenas são reavaliadas as componentes de avaliação cuja realização pode ocorrer no período de avaliação final.

Como efetuar

Para ser avaliado nesta época o aluno deverá comunicar ao docente responsável pela Unidade Curricular essa intenção, não havendo lugar a nenhuma inscrição adicional.

Prazos

Não é necessário inscrição em época de recurso, sendo que a avaliação desta época ocorre de acordo com a calendarização prevista no Calendário Escolar .

Condições de inscrição

O estudante que obtenha aprovação na época normal  pode realizar avaliação na época de recurso para melhoria de nota, devendo comunicar ao docente responsável pela Unidade Curricular essa intenção, não havendo lugar a nenhuma inscrição adicional.

O estudante pode inscrever-se em SIIUE (ver Guia Rápido  de procedimento on-line),  para melhoria de nota na época especial até 3 UC em que tenha obtido aprovação nesse ano letivo ou nos dois anos letivos anteriores, desde que as UC estejam em funcionamento nesse ano letivo, não sendo contabilizada para o máximo de ECTS permitido, sendo devida taxa de inscrição no valor de 20 euros/UC.

Como efetuar

A inscrição no exame para Melhoria de Nota é efetuada online no perfil de Aluno, no SIIUE  (Guia Rápido SIIUE G060 | Inscrições em Melhoria de Nota )  nos prazos definidos no Calendário de Procedimentos Académicos .

Valores a pagar

A inscrição em melhoria de nota na época especial está sujeita a pagamento de taxa, nos termos fixados na Tabela de Emolumentos  da UÉ, o qual terá de ser efetuados no prazo máximo de 3 dias após registo do pedido de inscrição. A inscrição apenas será considerada válida após efetivado o pagamento nesse prazo.

 

Prazos

A inscrição em Unidades Curriculares na época normal ou na época especial tem de ser efetuada no SIIUE nos prazos definidos no Calendário de Procedimentos Académicos .

Condições para inscrição

Para além das inscrições nas Unidades Curriculares do plano de estudos de um ciclo de estudos em que está matriculado, o estudante pode inscrever-se em Unidades Extracurriculares  que não pertençam ao plano de estudos do seu curso  até ao máximo de 84 ECTS / ano letivo

O estudante matriculado e inscrito num ciclo de estudos da UÉ pode inscrever-se em UC, do mesmo grau ou de grau diferente, ficando sujeito às condições seguintes no caso de UC de ciclos de estudos subsequentes :

  • Estudantes de 1.º ciclo podem inscrever-se em UC de 2.ºciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do 1.º ciclo;
  • Estudantes de 2.º ciclo com duração de 4 semestres ou MI podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do curso;
  • Estudantes de 2.º ciclo com duração de 3 semestres podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham 30 ou menos ECTS em falta para conclusão do curso

A inscrição em unidades extracurriculares pressupõe a inscrição em pelo menos uma UC do curso em que o estudante está matriculado e não serão contabilizadas na atribuição de diploma ou de grau académico nem para o aproveitamento escolar, nem para candidatura a bolsa de estudo ou de mérito.

Como efetuar

O pedido de inscrição em Unidades Extra-curriculares é efetuado através do SIIUE no perfil do aluno à semelhança do procedimento realizado para inscrições em época normal no ano letivo, devendo contudo ser selecionado no tipo de inscrição "Extra-curriculares".

Valores a pagar

Para a inscrição em Unidades Extracurriculares não é devido qualquer valor adicional para além da propina anual devida.

Prazos

A inscrição em Unidades Extracurriculares tem de ser requerida nos prazos definidos no Calendário de Procedimentos Académicos  de cada ano letivo.

Informação complementar

Nos termos do Decreto-Lei n.º 65/2018 , de 16 de agosto:

  • as Unidades Curriculares Isoladas e as extracurriculares do mesmo ciclo de estudos, apenas podem ser creditadas até um limite máximo de 50% do total de ECTS da licenciatura ou do número de ECTS da componente curricular do mestrado ou do doutoramento.
  • cada estudante pode inscrever-se a um número máximo de 60 créditos acumulados em Unidades Curriculares Isoladas e Extracurriculares do mesmo ciclo de estudos ao longo do seu percurso académico.

No caso de frequentar extracurriculares de ciclos de estudos subsequentes (exemplo: estudante de 1º ciclo a frequentar extra-curriculares de 2º ciclo), as Unidades Curriculares em que obtenha aproveitamento serão creditadas em caso de matricula e inscrição do estudante no ciclo de estudos das respetivas UC extracurriculares, sem se aplicar o limite acima referido.

Condições de inscrição

Os alunos com os Regimes Especiais de frequência  de “Estudante dirigente associativo ” ou “Estudante eleito para órgãos de gestão da Universidade de Évora ” podem requerer até cinco exames em cada ano letivo, para além dos exames realizados nas épocas de avaliação previstas no Calendário Escolar , com um limite máximo de dois por Unidade Curricular.

Como efetuar

Os estudantes com esses regimes especiais, têm de requerer através do SIIUE  - GesDoc a inscrição nos exames, procedendo os Serviços Académicos à inscrição do tipo “Regime especial” , sendo o docente automaticamente notificado dessa inscrição, devendo o estudante contatar o docente para acordar a data de realização do exame, que deverá ocorrer no decorrer do ano letivo.

Prazos

Desde que o estudante tenha o regime especial “Estudante dirigente associativo ” ou “Estudante eleito para órgãos de gestão da Universidade de Évora ” até ao final do período letivo do semestre par, o estudante pode efetuar o pedido em qualquer momento do ano letivo até ao termo do período de inscrições para época especial.

Condições para inscrição

No sentido de melhorar o sucesso escolar, podem ser oferecidas UC de recuperação. Podem-se inscrever em UC de recuperação estudantes que já tenham estado inscritos na UC e que não obtiveram aprovação

Alunos de mobilidade in não podem inscrever-se em uc de recuperação

 

Como efetuar

A inscrição é efetuada on-line no SIIUE , podendo apenas ser efetuado se for oferecida pela Unidade Orgânica /Departamento

 

Prazos

Nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos para período único de inscrições no ano letivo ou no de alteração de inscrições no semestre par.

Regulamentação e Guias

Contactos

Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o  Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.

Clique aqui  para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.