Titulares de Cursos Superiores

 

Para quem

Este concurso destina-se a candidatos titulares de um diploma de curso superior, nomeadamente diploma de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.

Como candidatar-se

As candidaturas devem ser submetidas online, em formulário próprio, sendo requerido registo prévio .

1º passo:  Registo aqui   .
2º passo:  Preenchimento de formulário de candidatura aqui   .

Na candidatura terá de anexar os seguintes documentos  em formato digital:

  • Diploma ou Certificado de conclusão do grau de que é titular;
  • Comprovativo das unidades curriculares realizadas no(s) curso(s) superior(es) anteriores, onde constem os ECTS, as Áreas Científicas e as classificações obtidas (não aplicável aos alunos da UÉ);
  • Documento comprovativo da aprovação no Ensino Secundário, com a respetiva classificação final;
  • Documento comprovativo de exceção ao estatuto de estudante internacional no caso de ter nacionalidade de um país fora da União Europeia, mas estar abrangido por um dos casos em que não se aplica esse estatuto.

A candidatura apenas será analisada após pagamento da taxa de candidatura.

Os candidatos à licenciatura em Música devem inscrever-se e obter aproveitamento na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE)  sendo automaticamente considerados candidatos a este concurso caso o tenham indicado na inscrição da PAVE, contudo é imprescindível a confirmação e validação da candidatura  (sem pagamentos de taxas adicionais) nos prazos de candidatura deste regime. As provas realizam-se nos prazos definidos no Calendário de Candidaturas  .

Os estudantes de todos os concursos e cursos, após efetuarem matrícula, têm obrigatoriamente de apresentar os seguintes documentos:

  1. Documentos comprovativos das habilitações académicas , exceto se obtidas na UÉ ou no caso de estudantes ingressados pelo Concurso Nacional de Acesso ou por Regimes Especiais, para validação pela Universidade. Para tal:

 

a)   no caso de documentos respeitantes a  habilitações estrangeiras obtidas fora da União Europeia:

  • tem que enviar por correio no prazo de três dias  consecutivos após receber esta notificação, os originais dos documentos que introduziu digitalizados na sua candidatura. De notar que têm que ser precisamente  os mesmos que inseriu na candidatura.  – se os documentos forem rececionados pela UÉ, 30 dias consecutivos após matricula, são aceites desde que tenham data de expediente nos 3 dias após notificação de colocação;
  • Em alternativa, pode enviar cópias desses documentos desde que essas cópias estejam certificadas por entidades competentes  (cópia tem de ter o carimbo original em como está de acordo com original) que assegurem que as cópias correspondem aos originais que lhes foram apresentados. Têm de enviar por correio no prazo de três dias  consecutivos após receber esta notificação (mesmas condições do que envio de originais);
  • Em alternativa, podem também apresentá-los presencialmente  nos Serviços Académicos, até 30 dias consecutivos  após a matrícula

b)  no caso de documentos respeitantes a  habilitações estrangeiras obtidas na União Europeia , deve apresentar os originais dos documentos que introduziu digitalizados na sua candidatura, no prazo de no prazo de trinta dias consecutivos após a matrícula. De notar que têm que ser precisamente  os mesmos que inseriu na candidatura.

  • Pode apresentá-los presencialmente nos Serviços Académicos ou pode enviar cópias desses documentos desde que essas cópias estejam certificadas por entidades competentes que assegurem que as cópias correspondem aos originais que lhes foram apresentados, nos 30 dias consecutivos após matrícula

Nota : Os documentos originais enviados por correio serão devolvidos quando o estudante se apresentar presencialmente na Universidade de Évora para validar a identificação (até 31 de outubro) .

  1. Impresso de Pré-requisitos nos cursos em que tal se aplica:  

Os estudantes internacionais, que poderão efetuar matrícula on-line através do SIIUE e entregar o pré-requisito até 31 de outubro do ano de ingresso.

 

Os SAC registam na check box disponível em SIIUE a entrega dos pré-requisitos emitidos apenas por médicos da Ordem de Médicos em Portugal).

 

  1. Documento de identificação: até 31 de outubro.

Se efetuar a matrícula, mas não pagar a primeira prestação de propinas e/ou não validar os seus documentos nos prazos definidos para tal, a matrícula será anulada, mas as propinas não são canceladas, ficando devedor. Se pretender desistir do Curso, terá que efetuar um requerimento em SIIUE, sendo considerado devedor de propinas de acordo com os prazos e termos definidos no Regulamento de Propinas da Universidade

Até que a autenticação de documentos seja realizada não será emitido ao candidato comprovativo de matrícula, certificado de aproveitamento ou documento de certificação.

A informação constante na presente página não dispensa a consulta integral da regulamentação em vigor  sobre esta matéria.

 

Calendário

Fase única

Candidaturas : 21/jun/2024 até 26/jul/2024

Resultados : Até 09/ago/2024

Matrículas : 09/ago/2024 até 19/ago/2024

Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável : Até 28/ago/2024

Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável : 28/ago/2024 até 30/ago/2024

 

Vagas

Consulte no curso a informação sobre as vagas  .

No caso de empates serão aplicados os critérios de desempate nos termos do artº 10º do Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na UÉ .

 

Requisitos de Acesso

Ao abrigo deste regime não são exigidas provas de avaliação adicionais, exceto para ingresso na licenciatura em Música onde é requisito obrigatório a realização e aprovação na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE)  .

As candidaturas aos cursos em que sejam exigidos pré-requisitos  estão condicionadas à satisfação dos mesmos, devendo ser entregue declaração comprovativa no ato de matrícula.

 

Regulamentos e guias

 

Contactos

Para mais informações consulte SAC.ONLINE  , o Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.

Clique aqui  para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.